Compartilhe

Prova da IMO 2016: https://goo.gl/QvjoZO

BRASIL CONQUISTA EM HONG KONG SEU MELHOR RESULTADO EM 57 ANOS DA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA (IMO)

Foram divulgados na noite desta quinta-feira (horário de Brasília) os resultados da 57ª Olimpíada Internacional de Matemática, IMO 2016, realizada em Hong Kong. Na pontuação geral por equipe, o Brasil ficou em 15ª lugar (melhor posição do país em toda a história da Olimpíada), com cinco medalhas de prata e uma de bronze. A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira.

Dentre os países ibero-americanos, o Brasil ficou em primeiro lugar, à frente de países como Espanha, Portugal, México, Peru e Argentina. Mais tradicional e competitiva olimpíada de matemática do mundo, com a participação de equipes de mais de 100 países, a IMO será sediada pela primeira vez no Brasil em 2017.

– Entrar no TOP 15 da IMO significa atingir uma meta que a coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) havia traçado para os próximos anos. Foi um resultado excelente. O Brasil ganhou de países tradicionalmente muito fortes como Alemanha, Bulgária e Romênia – comemora o professor Carlos Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e coordenador-geral da OBM, que seleciona os representantes do Brasil na IMO.

O time brasileiro foi formado pelos medalhistas de prata João César Campos Vargas, 17 anos, de Passa Tempo (MG), que foi bronze na IMO 2015; Andrey Jhen Shan Chen, 16 anos, de Campinas (SP); Daniel Lima Braga, 18 anos, de Eusébio (CE), também medalhista de prata na IMO 2014 e 2015; Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo (SP), também medalhista de prata no ano passado; e Gabriel Toneatti Vercelli, 18 anos, de Osasco (SP), bronze na IMO 2015. Já a medalha de bronze foi conquistada por George Lucas Diniz Alencar, 17 anos, de Fortaleza (CE). O grupo teve como líder o professor Nicolau Saldanha e como vice-líder o professor Samuel Barbosa Feitosa.

A equipe brasileira desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no domingo, 17 de julho, às 16h30.
Ranking – Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Singapura e Taiwan ocupam as primeiras posições no ranking da IMO 2016. Os resultados (por países) podem ser conferidos no endereço https://www.imo-official.org/results.aspx.

As provas da IMO 2016 foram aplicadas nos dias 11 e 12 de julho, e os alunos tiveram, em cada dia, quatro horas e meia para resolver três questões (foram seis questões ao todo, cada uma valendo sete pontos).

Os seis estudantes foram escolhidos para representar o Brasil após um rigoroso processo de seleção que considerou os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2015 e em quatro provas realizadas este ano.

A seleção para a IMO é realizada por uma comissão da OBM, atividade conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Informações sobre a IMO: www.imo-official.org
Informações sobre a OBM: www.obm.org.br

Texto original via Obmep

Playlists importantes (aprenda Matemática agora!):
► Matemática Básica: https://goo.gl/xkjGJp
► Matemática do Ensino Médio: https://goo.gl/tdt2bo
► Matemática do ENEM: https://goo.gl/j5WuIu
► Curso Pré-Cálculo: https://goo.gl/iQWIoi
► Curso de Cálculo: https://goo.gl/0qZ3BP
► Curiosidades Matemáticas: https://goo.gl/vogBWb

Siga-nos nas redes sociais:
► Site Oficial: http://www.matematicario.com.br
► Facebook: http://www.facebook.com/MatematicaRio
► Instagram: http://www.instagram.com/MatematicaRio
► Twitter: http://www.twitter.com/MatematicaRio
► Snapchat: https://www.snapchat.com/add/matematicario

Criado pelo Professor Rafael Procopio:
► Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática (UFRJ)

Matemática Rio é um canal com aulas online de matemática, totalmente grátis e criativas. Aprenda em alguns minutos, de forma descomplicada, conteúdos considerados difíceis e domine a Matemática para prestar ENEM, vestibulares e concursos públicos. Venha amar a Matemática com a gente!

Vamos juntos. Você não está sozinho, eu estou contigo. Até o próximo vídeo!

Comentários

Compartilhe
Artigo AnteriorOrtografia - Parte 01
Próximo ArtigoUso do S - Ortografia - Parte 2
Somos uma equipe de pessoas que buscam fazer o bem acima de tudo. Acreditamos que a educação pode ser a base de todas as nossas conquistas, e que podemos sim fazer um mundo melhor!