Uma das aplicações mais cobrada no estudo da estática do corpo extenso é o estudo das alavancas. No vídeo, o professor Ivys Urquiza resolve detalhadamente questões sobre esse tema. Assunto que pode ser cobrado em vestibulares tradicionais como: FUVEST, UERJ, UPE, UECE, Mackenzie; apareceber em concursos militares como ITA, IME, AFA, EsPCEx, EEAR e, aindan no ENEM.

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bons estudos
#ENEM #estatica #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo

EXEMPLO 01 (FT)®
“Deem-me um ponto de apoio e erguerei o mundo.”

A frase acima é atribuída a Arquimedes, supostamente enaltecendo o “poder” das alavancas. Supondo que pudéssemos usar a Lua como apoio (considere a distância Lua – Terra igual a 4 x 105 km) e que Aristóteles fosse capaz de aplicar uma força de intensidade 600N, sabendo que o “peso” da Terra é 6 x 1025 N, a que distância deveria estar a ponta da alavanca da Lua para que Arquimedes tivesse sucesso?

a) 4 x 1028m
b) 4 x 1029m
c) 4 x 1030m
d) 4 x 1031m
e) 4 x 1032m

EXEMPLO 02 (FGV SP)

Usado no antigo Egito para retirar água do rio Nilo, o “shaduf” pode ser visto como um ancestral do guindaste. Consistia de uma haste de madeira onde em uma das extremidades era amarrado um balde, enquanto que na outra, uma grande pedra fazia o papel de contrapeso. A haste horizontal apoiava-se em outra vercialmente disposta e o operador, com suas mãos entre o extremo contendo o balde e o apoio (ponto P), exercia uma pequena força adicional para dar ao mecanismo sua mobilidade.

Dados: Peso do balde e sua corda: 200N; peso da pedra e sua corda 350N.

Para o esquema apresentado, a força vertical que uma pessoa deve exercer sobre o ponto P, para que o “shaduf” fique horizontalmente em equilíbrio, tem sentido:

a) para baixo e intensidade de 100N.
b) para baixo e intensidade de 50N.
c) para cima e intensidade de 150N.
d) para cima e intensidade de 100N.
e) para cima e intensidade de 50N.