1 – Leia só a primeira frase do parágrafo
Em livros didáticos, a primeira frase de cada parágrafo costuma apresentar o tema dele. Lendo só essa sentença você pode determinar se a informação ali contida é relevante ou não para os seus estudos. Em livros literários essa técnica ainda funciona na maioria dos autores, mas deve ser usada com cautela. Detalhes perdidos ao longo do parágrafo podem ser relevantes à história e não tem como saber que detalhes são esses sem antes lê-los.

2 – Pule para a última frase
A última sentença deve conter dicas sobre o conteúdo do parágrafo também. A última frase tem duas funções: concluir os pensamentos escritos no decorrer do parágrafo e oferecer uma conexão para o próximo.

3 – Leia frases
Depois de ler a primeira e última frase, ler tudo nem sempre é essencial. Mova os olhos pelas linhas procurando as palavras mais relevantes. Sua mente vai preencher as lacunas sozinha.

4 – Ignore as preposições e conexões
A língua portuguesa é repleta de palavrinhas que estão lá só para dar coerência ao texto. Você não precisa delas. Os um, as, da, para, ect. Seu cérebro passa por elas sem dar muita importância.

5 – Procure os pontos chave
Procure pelo mais importante do conteúdo durante a leitura das frases. O conteúdo estudado você sabe qual é. Por isso, passe mais tempo nesses trechos com alta densidade de conteúdo.

6 – Escreva nas margens
Mesmo que tenham lhe ensinado a manter livros limpos e em bom estado, se o livro for seu, escreva nele. Se não for, use post-its (e não esqueça de tirá-los antes de devolver o livro). Isso facilita a revisão mais tarde. Com as anotações nas margens das páginas é possível ter uma noção clara e rápida do conteúdo.

7 – Use todas as ferramentas do texto
Todas as ferramentas de organização do autor podem ser úteis. Listas, tópicos, barras, qualquer coisa extra nas margens. Autores, normalmente, colocam pontos importantes em destaque, aproveite.

8 – Anote perguntas para simulados
Quando aparecer um conteúdo relevante, daqueles que sempre caem em provas, anote-o em forma de pergunta no seu caderno. Escreva também a página da resposta para você conferir mais tarde.

9 – Leia com boa postura
Ler com boa postura permite que a leitura dure mais e que você fique acordado por mais tempo. Com uma postura ruim, seu corpo está trabalhando com dificuldade para respirar. Dê uma folga para o seu corpo. E por mais que estudar na cama seja confortável, é muito fácil cair no sono estudando assim. Então, se você está com sono, procure estudar sentado.

10 – Pratique muito
Essa técnica de leitura exige prática. Mesmo que no começo as coisas não vão tão bem, não desista. Em breve, você estará lendo mais rápido e nem vai perceber.