Como Estudar História?

   Por incrível que pareça, muitas pessoas sentem bastante dificuldade nessa disciplina. Não é para menos, não é? Embora que os modelos atuais de vestibulares e do ENEM não cobrem com tanta precisão, datas, nomes e lugares, é necessário que o aluno tenha a capacidade de contextualizar um determinado contexto histórico, integrando  passado, presente e futuro.

   Nessa nossa primeira postagem sobre Dicas de Como Estudar História, separamos um mini-roteiro com algumas instruções essenciais para que você possa se dar bem em qualquer conteúdo de História, Beleza?! Então vamos lá!

 

Fontes de Informação

(A)  fontes primárias de informação : Podem ser os jornais, diários ou cartas escritas naquela época. Também estão incluídos como fontes primárias são desenhos, pinturas e, em períodos posteriores, fotografias.

(B) Fontes secundárias são livros, CD ROMs e fontes da Internet, tais como este web site. Os autores de livros didáticos de história, CD ROMs e sites usam outras fontes secundárias e fontes primárias de informações para ajudá-los a escrever seus textos.

Você vai aprender sobre a história através de uma variedade de fontes secundárias. Sua informação virá principalmente de seus livros e sites da internet. Muitos livros estão disponíveis na biblioteca da escola, bem como enciclopédias. Você também deve utilizar outras fontes de informação secundária, tais como filmes, vídeos, peças de teatro, museus e visitas a locais históricos.

 

Como ler?

(I) Você deve se certificar de que você entenda o que você lê. Se você se deparar com um lugar, pessoa ou evento que você não sabe sobre, anote o nome e depois pesquise sobre isso!

(Ii) Tente ser crítico sobre o que você leu. Fontes secundárias são apenas interpretação do autor de eventos passados. Diferentes autores têm diferentes interpretações. Se você ler fontes secundárias suficientes, você pode começar a ver as diferenças. Isso irá ajudá-lo a formar opiniões próprias que irão lhe ajudar ao longo da vida toda, inclusive na redação.

(Iii) Tente relacionar os eventos que você leu. Os acontecimentos históricos são quase sempre interligados. Consulte sempre volta para o que você já sabe.

Como se lembrar o que você leu?

(I) Seja ativo em sala de aula e interessado no que está sendo ensinado. Quanto mais interessado você estiver, mais fácil será de lembrar.

(Ii) Tente aprender cada lição antes da próxima aula, isso vai melhor prepará-lo e ajudá-lo a estar interessado no que você está fazendo em sala de aula.

(Iii) Leia mais à frente, para que você vá para a sua próxima aula já preparado e com perguntas a fazer.

(Iv) utilizar outras fontes de informação para construir em seu conhecimento. Informe-se sobre a forma como as pessoas comuns viveram durante o período que você está estudando. Como é que eles viajavam? Qual a tecnologia da época? O que eles comiam? Como é que eles se vestiam? Este tipo de informação irá ajudá-lo a ter uma idéia para o período.

Seus estudos

(I) Fatos : Anotar nomes, lugares, eventos e, claro, as datas. Faça uma tabela de pessoas e lugares envolvidos em um evento particular. Aprenda esta informação. Às vezes ajuda a fazer rimas: “Em mil e quatrocentos e noventa e dois, Colombo navegou o Oceano..” e, para lembrar a morte das seis esposas de Henrique VIII da Inglaterra “, Divorciado, decapitado, morreu, divorciado, decapitado, sobrevivido” .

(Ii) Mapas : A melhor maneira de aprender um mapa é desenhá-lo. Trace o contorno do mapa e faça algumas fotocópias. Estude o original e, em seguida, tentar redesenhá-lo no mapa de contorno. Continue a fazer isso até que você pode reproduzir o mapa com precisão.

(Vi) Exames: Você deve sempre preparar um calendário de revisão para os exames. Isso deve começar pelo menos duas semanas de antecedência dos exames e ainda mais se você não tiver sido aprendendo o seu trabalho em uma base regular.

Depois de ter um calendário de revisão geral, você deve decidir exatamente o que você pretende rever na história, em cada sessão.Trabalho para exames devem ser revisão pura. Em outras palavras, você deve ter aprendido suas lições durante o período.