Assine a plataforma: http://www.matematicario.com.br

GABARITO ENEM 2016 – Questão 169 – Prova Azul

A distribuição de salários pagos em uma empresa pode ser analisada destacando-se a parcela do total da massa salarial que é paga aos 10% que recebem os maiores salários. Isso pode ser representado na forma de um gráfico formado por dois segmentos de reta, unidos em um ponto P, cuja abscissa tem valor igual a 90, como ilustrado na figura.

No eixo horizontal do gráfico tem-se o percentual de funcionários, ordenados de forma crescente pelos valores de seus salários, e no eixo vertical tem-se o percentual do total da massa salarial de todos os funcionários.

O Índice de Gini, que mede o grau de concentração de renda de um determinado grupo, pode ser calculado pela razão A/A+B em que A e B são as medidas das áreas indicadas no gráfico.

A empresa tem como meta tornar seu Índice de Gini igual ao do país, que e 0,3. Para tanto, precisa ajustar os salários de modo a alterar o percentual que representa a parcela recebida pelos 10% dos funcionários de maior salário em relação ao total da massa salarial.
Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 4 maio 2016 (adaptado).

Para atingir a meta desejada, o percentual deve ser

a) 40%
b) 20%
c) 60%
d) 30%
e) 70%

Playlists importantes (aprenda Matemática agora!):
► Matemática Básica: https://goo.gl/xkjGJp
► Matemática do Ensino Médio: https://goo.gl/tdt2bo
► Matemática do ENEM: https://goo.gl/j5WuIu
► Curso Pré-Cálculo: https://goo.gl/iQWIoi
► Curso de Cálculo: https://goo.gl/0qZ3BP
► Curiosidades Matemáticas: https://goo.gl/vogBWb

Siga-nos nas redes sociais:
► Site Oficial: http://www.matematicario.com.br
► Facebook: http://www.facebook.com/MatematicaRio
► Instagram: http://www.instagram.com/MatematicaRio
► Twitter: http://www.twitter.com/MatematicaRio
► Snapchat: https://www.snapchat.com/add/matematicario

Criado pelo Professor Rafael Procopio:
► Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática (UFRJ)

Matemática Rio é um canal com aulas online de matemática, totalmente grátis e criativas. Aprenda em alguns minutos, de forma descomplicada, conteúdos considerados difíceis e domine a Matemática para prestar ENEM, vestibulares e concursos públicos. Venha amar a Matemática com a gente!

Vamos juntos. Você não está sozinho, eu estou contigo. Até o próximo vídeo!