Quando duas superfícies estão em contato, em repouso relativo e há compressão entre elas, tangencialmente à superfície ocorre uma força de atrito que se opõe à tendência de escorregamento de uma superfície sobre a outra. Essa força de atrito, chamada de força de atrito estático, é variável e tem um limite (a força de atrito máxima).

Dizemos que um corpo está na IMINÊNCIA de movimento quando a força de atrito estático entre ele e a superfície de apoio é máxima. Nesta situação o coeficiente de atrito entre as superfícies também é máximo e qualquer incremento de força solicitante faz com que haja escorregamento entre as superfícies (neste caso o atrito entre elas passa a ser chamado força de atrito cinético ou força de atrito dinâmico).

Para receber material de apoio: bit.ly/materialFTgratis
Acesse também www.fisicatotal.com.br e venha para a maior sala de aula exclusiva de Física da internet brasileira. Bons estudos. #LQVP

Questão resolvida no vídeo:

(VUNESP)

Uma moeda está sobre uma folha de papel, que está em cima de uma mesa. Alguém lhe diz que, se você puxar a folha de papel, a moeda vai escorregar e ficar sobre a mesa. Pode-se afirmar que isso:

a) sempre acontece porque, de acordo com o princípio da inércia, a moeda tende a manter-se na mesma posição em relação a um referencial fixo na mesa.

b) sempre acontece porque a força aplicada à moeda, transmitida pelo atrito com a folha de papel, é sempre menor que a força aplicada à folha de papel.

c) só acontece se o módulo da força de atrito estático máxima entre a moeda e o papel for maior que o produto da massa da moeda pela aceleração do papel.

d) só acontece se o módulo da força de atrito estático máxima entre a moeda e o papel for menor que o produto da massa da moeda pela aceleração do papel.

e) só acontece se o coeficiente de atrito estático entre a folha de papel e a moeda for menor que o coeficiente de atrito estático entre a folha de papel e a mesa.