O atrito viscoso ou resistência do ar é tema da aula de hoje. O professor Ivys Urquiza explica detalhadamente esse tema e resolve 3 questões sobre o assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #resistênciadoar #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (CFT CE)

Duas esferas de massas diferentes e de mesmo diâmetro são abandonadas de uma mesma altura em relação ao solo. Considerando os efeitos da resistência do ar e a altura, que é bem maior que o diâmetro das esferas, podemos afirmar corretamente que:

a) a esfera de massa maior atinge o solo primeiro.
b) a esfera de massa menor atinge o solo primeiro.
c) ambas atingirão o solo ao mesmo tempo.
d) o tempo de queda independe da resistência do ar.
e) o tempo de queda independe das massas das esferas.

EXEMPLO 02 (UFSM RS)

Devido à resistência do ar, as gotas de chuva caem com velocidade constante a partir de certa altura. O módulo da força resistiva do ar é dado por F= Av2, onde A é uma constante de valor 8×10-6 Ns2/m2 e v é o módulo da velocidade. Nessas circunstâncias, uma gota cujo módulo do peso vale 3,2×10-7N atinge o solo com velocidade de módulo, em m/s, de:

a) 4 × 10-2
b) 2 × 10-1
c) 4 × 10-1
d) 2
e) 4

EXEMPLO 03 (UNIFESP SP)

Em um salto de paraquedismo, identificam-se duas fases no movimento de queda do paraquedista. Nos primeiros instantes do movimento, ele é acelerado. Mas devido à força de resistência do ar, o seu movimento passa rapidamente a ser uniforme com velocidade v1, com o paraquedas ainda fechado. A segunda fase tem início no momento em que o paraquedas é aberto. Rapidamente, ele entra novamente em um regime de movimento uniforme, com velocidade v2. Supondo que a densidade do ar é constante, a força de resistência do ar sobre um corpo é proporcional à área sobre a qual atua a força e ao quadrado de sua velocidade. Se a área efetiva aumenta 100 vezes no momento em que o paraquedas se abre, pode-se afirmar que:

a) v2/v1 = 0,08.
b) v2/v1 = 0,1.
c) v2/v1 = 0,15.
d) v2/v1 = 0,21.
e) v2/v1 = 0,3.