Continuando com as aulas de eletrostática, nesse vídeo o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente a Lei de Coulomb e resolve grande número de questões envolvendo força elétrica. Conteúdo que pode ser cobrado em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, Unicamp, UECE, UPE; concursos militares como AFA, EEar, EsPCEx, ITA, IME ou mesmo no ENEM
Assista, curta, compartilhe e comente.
Inscreva-se no canal e ative as notificações para receber em primeira mão alertas sobre nossos novos vídeos.

Seja sempre bem-vindo/bem-vinda ao canal
bons estudos. #eletricidade #ENEM #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo

Exemplo 01 (FUVEST SP)

A uma distância d uma da outra, encontram-se duas esferinhas metálicas idênticas, de dimensões desprezíveis, com cargas – Q e + 9 Q. Elas são postas em contacto e, em seguida, colocadas à distância 2 d. A razão entre os módulos das forças que atuam APÓS o contacto e ANTES do contacto é:

Exemplo 02 (MACKENZIE SP)

Dois pequenos corpos, A e B, distantes 1,00 cm um do outro, interagem entre si com uma força eletrostática de intensidade F1. A carga elétrica qA deve-se um excesso de nA prótons em relação ao número de elétrons do corpo, e a carga qB resulta de um excesso de nB elétrons em relação ao número de prótons do corpo. Num processo eletrostático, o corpo B perde 2nB elétrons, o corpo A mantém sua carga elétrica inalterada e a distância entre eles também é mantida. A nova força de interação eletrostática entre esses corpos terá intensidade:

Exemplo 03 (PUC RJ) adaptada

Duas esferas carregadas, afastadas de 1 m, se atraem com uma força de 720 N. Se uma esfera tem o dobro da carga da segunda, qual é o valor da maior das duas cargas, em 10-5C?
(Considere k = 9 . 109 Nm2/C2)

Exemplo 04 (IF SUL)

Considere duas partículas eletrizadas, P1 e P2 ambas com cargas iguais e positivas, localizadas, respectivamente, a 0,5 metros à esquerda e a 0,5 metros à direita da origem de um eixo X. Nesse eixo, sabe-se que não há influência de outras cargas.

Se uma terceira carga de prova for colocada na origem do eixo X ela:

Exemplo 05 (Puccamp SP)

Considere o campo elétrico gerado pelas cargas elétricas Q1 e Q2, positivas e de mesmo módulo, posicionadas como indica o esquema adiante. Nesse campo elétrico, uma partícula P eletrizada positivamente, submetida somente às forças de repulsão de Q1 e Q2, passa, em movimento retilíneo, pelos pontos M, N e R. Nessas condições, o movimento da partícula P é:

Exemplo 06 (UFRGS 2019)

Duas pequenas esferas idênticas, contendo cargas elétricas iguais, são colocadas no vértice de um perfil quadrado de madeira, sem atrito, conforme representa a figura 1 abaixo.
As esferas são liberadas e, devido à repulsão elétrica, sobem pelas paredes do perfil e ficam em equilíbrio a uma altura h em relação à base, conforme representa a figura 2.

Exemplo 07 ( )

As cargas elétricas q1 = 2 C, q2 = 3 C e q3 = 8 C estão dispostas conforme o esquema a seguir. Calcule a distância X para que a força elétrica resultante em q2, devido às cargas q1e q3, seja nula.