Para receber material de apoio, acesse: bit.ly/materialFTgratis
conheça também nossa plataforma online de cursos:
www.fisicatotal.com.br e venha para a maior sala de aula exclusiva de Física da internet brasileira. #LQVP

No vídeo de hoje, falamos sobre transformações gasosas isotérmicas. A Lei de Boyle, também conhecida como Lei de Boyle-Mariotte que diz o seguinte:

“Em um sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se que determinada massa de gás ocupa um volume inversamente proporcional a sua pressão.”

Questões resolvidas na aula de hoje:

Exemplo 01 (MACK SP)

Se a pressão de um gás confinado é duplicada à temperatura constante, a grandeza do gás que duplicará, será:

a) a massa
b) a massa específica
c) o volume
d) o peso
e) a energia cinética

Exemplo 02 (MACK SP)

Um estudante observa que 15 litros de determinada massa de gás perfeito, à pressão de 8 atm, sofre uma transformação isotérmica na qual seu volume aumenta de um terço. A nova pressão do gás será de:

a) 2 atm. b) 3 atm.
c) 4 atm. d) 5 atm. e) 6 atm.

Exemplo 03 (FGV-SP)

Na Coréia do Sul, a caça submarina é uma profissão feminina por tradição.
As Haenyeos são “mulheres-peixe” que ganham dinheiro mergulhando atrás de frutos do mar e crustáceos. O trabalho é realizado com equipamentos precários o que não impede a enorme resistência dessas senhoras que conseguem submergir por dois minutos e descer até 20 metros abaixo da superfície.
(“Revista dos Curiosos”, 2003)

Supondo que o ar contido nos pulmões de uma dessas mergulhadoras não sofresse variação significativa de temperatura e se comportasse como um gás ideal, e levando em conta que a pressão exercida por uma coluna de água de 10m de altura equivale aproximadamente a 1atm, a relação entre o volume do ar contido nos pulmões, durante um desses mergulhos de 20m de profundidade, e o volume que esse ar ocuparia ao nível do mar, se a estrutura óssea e muscular do tórax não oferecesse resistência, corresponderia, a pressão na superfície da água = 1 atm

a) 0,3 b) 0,5
c) 0,6 d) 1,0 e) 1,5