Compartilhe

 

  • Primeiro Acesso ao SisFies

Para solicitar o financiamento, o estudante deve inscrever-se pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). No primeiro acesso, o estudante deverá efetuar seu cadastro informando os dados solicitados: Cadaso de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha.

Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro.

 

Inscrição

> Passo 1
Informações de acessos e avisos importantes
O estudante deverá validar suas informações no quadro de acesso (verde) e estar atento às informações constantes no quadro de avisos importantes (laranjas).

> Passo 2
Dados Cadastrais
A partir do cadastro feito, o estudante iniciará sua inscrição no SisFIES. Inicialmente, o estudante deverá informar os dados solicitados (dados pessoais e de renda familiar).

> Passo 3
Informações do Grupo Familiar
Em seguida, devem ser informados os dados relativos ao grupo familiar. O estudante poderá conferir a documentação que será exigida para a comprovação das informações fornecidas.

> Passo 4
Informações do Curso, Instituição e Financiamento
Os próximos dados a serem informados são aqueles referentes ao curso e à instituição em que o estudante está matriculado. O sistema apresentará a relação das instituições e cursos participantes do FIES.
Também devem ser informados os dados sobre o financiamento a ser solicitado (duração do curso, valor da semestralidade, período do curso a ser financiado e percentual de financiamento).

> Passo 5
Simulação do financiamento
O SisFIES apresenta ao estudante a simulação do seu financiamento, disponibilizando, em caráter meramente ilustrativo, informações aproximadas sobre os valores das parcelas a serem pagas e o período de financiamento. Os valores são calculados a partir dos dados informados pelo estudante.

> Passo 6
Escolha da Instituição Bancária
O estudante deverá selecionar a instituição bancária, inclusive a agência, em que deseja contratar o financiamento. Atualmente, a Caiax Econômica Federal e o Banco do Brasil são as instituições habilitadas para a contratação.

> Passo 7
Escolha do tipo de Fiança
O estudante deverá informar a modalidade de fiança de sua preferência. Existem três opções: Fiança Solidária, Fiança Tradicional e o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, para os estudantes aptos e as instituiçoes que aderirem.

> Passo 8
Confirmação da Inscrição
Antes de confirmar a inscrição, o estudante deve conferir todas as informações prestadas. Além disso, é importante que sejam observados os prazos para as próximas etapas do processo.

 

Validação das Informações

ScreenHunter_28 Jul. 20 21.39

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino.

O prazo para comparecimento à CPSA é de até 10(dez) dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

Para a validação, o estudante deve apresentar a documentação de comprovação das informações (a documentação necessária é informada ao estudante no ato da inscrição).

 

 

Contratação do Financiamento

ScreenHunter_29 Jul. 20 21.39

 

Após a validação das informaçoes na CPSA, o estudante deverá dirigir-se à instituição bancária para contratar o financiamento.

O prazo para comparecimento à instituição bancária é de até 10(dez) dias, contados a parti do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data de validação da inscrição pela CPSA. O estudante deve dirigir-se à agência escolhida no momento da inscrição.

 

Comentários