No vídeo de hoje iniciamos as aulas de Dinâmica de partículas.
O professor Ivys trabalha o conceito de força, diferencia forças de contato e forças de campo (ação a distância). Explica os conceitos de força gravitacional (peso) e compressão normal.

Esse conteúdo é sempre presente em vestibulares tradicionais, como: FUVEST, UERJ, UECE, UPE, PUC e Mackenzie. Também aparece em concursos militares como: ITA, IME, AFA, EsPCEx Ee EEAR. Além de itens ENEM.

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#ENEM #dinâmica #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

(IFCE)

Suponha que um aluno do IFCE, durante a aula no laboratório Física da instituição, põe-se sobre um instrumento que mede a intensidade do seu peso, isto é, a força com que a Terra o atrai. Sabendo que o instrumento mencionado encontra-se em repouso relativamente ao piso do laboratório, analise as afirmativas a seguir.

(Considere as intensidades dos campos gravitacionais nas superfícies da Terra e da Lua, respectivamente: e

I. Se o instrumento for levado à Lua ele medirá um valor menor para o peso do aluno, visto que na lua a aceleração da gravidade é menor.

II. No caso de uma balança que mede a massa, os valores registrados são idênticos tanto na Terra quanto na Lua, o que não ocorre com o referido instrumento, pois ele mede o peso.

III. Se o peso do aluno for (na Terra), então a sua massa será de
IV. O peso do aluno e a força que o instrumento exerce sobre ele constituem um par ação-reação.

É(são) verdadeira(s):

a) somente III.
b) somente I e IV.
c) somente I e II.
d) somente I e III.
e) I, II, III e IV.

(CPS)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Em suas últimas viagens o programa Apollo levou um veículo capaz de mover-se sobre a superfície lunar com uma velocidade máxima de 13 km/h. As baterias desse veículo permitiam uma autonomia para 92 km.
O veículo era muito leve. Na Terra, seu peso era aproximadamente 2100N enquanto que, na Lua, pesava cerca de 350N.

A força gravitacional, quando nos referimos a objetos próximos à superfície de corpos celestes, recebe o nome de força peso. A força peso é calculada pelo produto da massa do objeto, cujo peso se deseja conhecer, pelo valor da aceleração da gravidade do local em que esse objeto se encontra.

Considerando que o valor da aceleração da gravidade no planeta Terra seja 10 m/s2, o valor da aceleração da gravidade na Lua corresponde à:

a) metade do valor da aceleração da gravidade da Terra.
b) terça parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
c) quarta parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
d) quinta parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.
e) sexta parte do valor da aceleração da gravidade da Terra.

(ACAFE SC)

Um trenó de neve é puxado por oito cachorros, realizando um movimento retilíneo com velocidade de módulo constante em uma estrada horizontal. Na figura abaixo, pode-se vê-lo de cima. Sobre o trenó estão: um homem, carnes sobre panos, alguns troncos de árvore e uma caixa.

Com base no exposto e desconsiderando as massas das cordas e a resistência do ar, assinale a alternativa correta.

a) Todos os cachorros aplicam sobre o trenó forças de mesma intensidade.
b) A força normal sobre o trenó tem maior módulo que a força peso do trenó.
c) Sobre o trenó não existe força de atrito.
d) O módulo da força resultante sobre o trenó é a soma das forças aplicadas pelos cachorros sobre as cordas.