Compartilhe

Junte leite, corante, detergente e Física. Pronto !! Está feita uma mistura de Ciências e diversão (só não vale beber, ok?). Assista até o final.

Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na interface entre duas fases químicas. Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. Esta propriedade é causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, cuja resultante vetorial é diferente na interface. Enquanto as moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas, as moléculas da superfície do líquido sofrem apenas atrações laterais e internas. Este desbalanço de forças de atração faz a interface se comportar como uma película elástica, como um látex.

Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário.

A extremidade apolar é hidrófoba e a polar é hidrófila, ou seja, a cadeia de hidrocarbonetos não tem afinidade pela água, mas o grupo polar sim, considerando que a água também é polar. Lembre-se da regra: “semelhante dissolve semelhante”.

Até aqui temos uma explicação da atração do detergente pela água, mas o que isso tem a ver com limpeza? A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

No experimento, a camada de gordura, inicialmente, separa a tinta da água do leite. Com a colocação do detergente a barreira de gordura é quebrada e a tinta se mistura provocando o efeito psicodélico.

Comentários

Compartilhe
Artigo AnteriorHOJE É DIA DE AGRADECER!
Próximo ArtigoPERU - TRAILER (Débora Aladim)
Somos uma equipe de pessoas que buscam fazer o bem acima de tudo. Acreditamos que a educação pode ser a base de todas as nossas conquistas, e que podemos sim fazer um mundo melhor!