Fechando a série de aulas sobre cinemática angular e movimentos circulares, hoje o professor Ivys Urquiza apresenta e explica o conteúdo de MCUV (movimento circular uniformemente variado). Após a apresentação da teoria, resolve 3 questões de diferentes níveis de dificuldade sobre o assunto.

Esse tema pode ser cobrado em vestibulares tradicionais como: FUVEST, UERJ, UPE, PUC, UECE; em concursos militares como: AFA, EsPCEx, ITA, IME, EEAR; ou mesmo no ENEM

Assista, curta, compartilhe e comente
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda ao canal
Inscreva-se e ative as notificações (sininho)
Bons estudos #ENEM #MCUV #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01:

Uma hélice mecânica de 9m de comprimento está inicialmente parada. No instante t0 = 0s ela é ligada e passa a ser acelerada tangencialmente com taxa de 3,0 m/s2 por alguns segundos. Qual o valor da aceleração resultante de um ponto da extremidade da hélice no instante t = 2,0s?

a) 3,0 m/s2
b) 4,0 m/s2
c) 5,0 m/s2
d) 6,0 m/s2
e) 9,0 m/s2

EXEMPLO 02: (IME RJ)

Uma partícula desloca-se solidária a um trilho circular com 0,5m de raio. Sabe-se que o ângulo  indicado na figura, segue a equação  = t2 onde t é o tempo em segundos e  é o ângulo em radianos. O módulo do vetor aceleração da partícula, em t = 1s é:

a)
b)
c) 1
d) 2
e) 2

EXEMPLO 03: (AFA SP)

Uma partícula, de massa 1 kg descreve um movimento circular uniformemente variado, de raio 2,25m iniciando-o a partir do repouso no instante t0 = 0

Em t = 2,0s o módulo de sua velocidade vetorial é de 6m/s conforme figura abaixo.
A intensidade da força resultante sobre a partícula, no instante t = 1s em N vale:

a) 1
b) 5
c) 9
d) 12