Um assunto muito pedido aqui no canal e que causa muitas dúvidas é o de MHS (movimento harmônico simples). Na aula o professor Ivys explica detalhadamente 5 exemplos sobre sistema massa mola.

Acompanhe nossa playlist Física em Questões

#ENEM #MED #Medicina
inscreva-se no canal e ative as notificações

Questões resolvidas neste vídeo:

(UEL PR)

Um corpo de massa m é preso à extremidade de uma mola helicoidal que possui a outra extremidade fixa. O corpo é afastado até o ponto A e, após abandonado, oscila entre os pontos A e B.

Pode-se afirmar corretamente que a:

a) aceleração é nula no ponto 0.
b) a aceleração é nula nos pontos A e B.
c) velocidade é nula no ponto 0.
d) força é nula nos pontos A e B.
e) força é máxima no ponto 0.

(MACKENZIE SP)

Um corpo de 250g de massa encontra-se em equilíbrio, preso a uma mola helicoidal de massa desprezível e constante elástica k igual a 100N/m, como mostra a figura abaixo.

O atrito entre as superfícies em contato é desprezível. Estica-se a mola, com o corpo até o ponto A, e abandona-se o conjunto nesse ponto, com velocidade zero. Em um intervalo de 1,0s, medido a partir desse instante, o corpo retornará ao ponto A:

a) um vez b) duas vezes
c) três vezes d) quatro vezes e) seis vezes

(UFRS)

Um técnico de laboratório comprou uma mola com determinada constante elástica. Para confirmar o valor da constante elástica especificada pelo fabricante, ele fez o seguinte teste: fixou a mola verticalmente no teto por uma de suas extremidades e, na outra extremidade, suspendeu um bloco com massa igual a 10 kg. Imediatamente após suspender o bloco, ele observou que este oscilava com frequência 2 Hz. Calcule o valor da constante elástica.

a) 160 2 N/m b) 16 2 N/m
c) 1,6 2 N/m d) (16 )2 N/m e) 0,16 2 N/m

(UFPB)

Um jovem estudante resolve construir um relógio usando uma mola de constante elástica k = 72 N/m. Considerando = 3, para que cada oscilação corresponda a um segundo o estudante deve prender à mola uma massa de:

a) 1 kg b) 2 kg
c) 3 kg d) 4 kg e) 5 kg

(UECE)

Um sistema oscilante massa-mola possui uma energia mecânica igual a 1,0 J, uma amplitude de oscilação 0,5 m e uma velocidade máxima igual a 2 m/s. Portanto, a constante da mola, a massa e a frequência são, respectivamente, iguais a:

a) 8,0 N/m, 1,0 kg e 4/ Hz
b) 4,0 N/m, 0,5 kg e 4/ Hz
c) 8,0 N/m, 0,5 kg e 2/ Hz
d) 4,0 N/m, 1,0 kg e 2/ Hz