Compartilhe

[divider]

 Qual é a relação entre o Prouni e o Enem?

Pode ser candidato ao Prouni 2º/2014 o estudante que tenha participado do Enem de 2013 e alcançado no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. O candidato deve, ainda, ter obtido nota acima de zero na redação. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no exame.

[divider]

 Basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do Prouni?

Não, além de ter feito o Enem de 2013 e ter obtido a nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação, é preciso que o estudante tenha renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

[divider]

 Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do Prouni?

Sim, além de ter obtido nota acima de zero na redação, é preciso ter alcançado 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das notas das provas do Enem de 2013.

Esta nota é calculada somando-se todas as notas obtidas nas provas do Enem de 2013 (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e dividindo por cinco.

[divider]

Comentários

Compartilhe
Artigo AnteriorComo Funciona o ProUni?
Próximo ArtigoInscrições
Somos uma equipe de pessoas que buscam fazer o bem acima de tudo. Acreditamos que a educação pode ser a base de todas as nossas conquistas, e que podemos sim fazer um mundo melhor!