Assine nossa plataforma: http://www.matematicario.com.br

A história conservou poucos dados sobre Diofanto. Tudo o que se conhece a seu respeito encontra-se no seguinte epigrama que figura no seu túmulo e está escrito sob a forma de um enigma matemático:

Caminhante! Aqui estão sepultados os restos de Diofanto. E os números podem mostrar (milagre!) quão longa foi a sua vida, cuja sexta parte foi a sua bela infância. Tinha decorrido mais uma duodécima parte de sua vida, quando seu rosto se cobriu de pêlos. E a sétima parte de sua existência decorreu com um casamento estéril. Passou mais um quinquênio e ficou feliz com o nascimento de seu querido primogênito, cuja bela existência durou apenas metade da de seu pai, que com muita pena de todos desceu à sepultura quatro anos depois do enterro de seu filho.

Quantos anos tinha Diofanto quando morreu?

Problema clássico, registrado nos livros de História da Matemática. O algebrista grego Diofanto deixou registrado em sua lápide um enigma e quem o resolvesse descobriria a idade com que ele havia morrido. Divirta-se com mais um problema de Matemática!

Matemática Rio