No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões que envolvem aplicações da dilatação de sólidos, comparação entre coeficientes de dilatação e dilatação linear.
Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01: (UFPE 2ª fase) *adaptada
A figura mostra um balanço AB suspenso por fios, presos ao teto. Os fios têm coeficientes de dilatação linear A = 1,5 x 10-5 K-1 e B = 2,0 x 10-5 K-1, e comprimentos LA e LB, respectivamente, na temperatura T0. Considere LB = 72 cm e determine o comprimento LA, em cm, para que o balanço permaneça sempre na horizontal (paralelo ao solo), em qualquer temperatura.
a) 24
b) 36
c) 48
d) 72
e) 96
EXEMPLO 02: (FUNREI MG)
A figura abaixo mostra uma ponte apoiada sobre dos pilares feitos de materiais diferentes.
O pilar mais longo, de comprimento L1 = 40 m, possui coeficiente de dilatação linear 1 = 18×10-6 oC-1. O pilar mais curto tem comprimento L2 = 30m. Para que a ponte permaneça sempre na horizontal, o material do segundo pilar deve ter um coeficiente de dilatação linear 2 igual a: