Dinâmica de partículas é assunto sempre presente nos vestibulares tradicionais como na FUVEST, UERJ, UECE; nos concursos militares como AFA, EsPCEx, IME e ITA, alé, claro, do ENEM.

Aplicações sobre as leis de Newton em problemas envolvendo blocos é um dos temas mais relevantes para ser revisado. Vale muito a pena entender como peso, normal, tração, força elástica e de atrito se relacionam neste tipo de problemas.

Assista a aula
se quiser receber material de apoio gratís, acesse: bit.ly/materialFTgratis.
acesse também:
www.fisicatotal.com.br
e venha para a maior sala de aula de Física da internet brasileira.

Bons estudos
#LQVP

Questões resolvidas nesta aula:

Os corpos A, B e C estão apoiados sobre uma superfície horizontal, plana e perfeitamente lisa; suas massas são respectivamente 3kg, 5kg e 7 kg. Sobre A, como mostra a figura, atua uma força horizontal de intensidade 90N. Nestas condições, qual a força resultante em B.

a) zero
b) 30N
c) 45N
d) 90N
e) impossível de calcular

Na figura a seguir, o plano onde A, de massa 12 kg, está apoiado é perfeitamente liso e a corda que o liga a B é ideal (inextensível e de massa desprezível). A polia fixa também é ideal (perfeitamente lisa e de massa desprezível) e o corpo B tem massa de 8 kg. Nestas condições a aceleração do conjunto e a tração na corda valem, respectivamente:

a) 4 m/s2 e 32N b) 4 m/s2 e 48N
c) 6 m/s2 e 32N d) 6 m/s2 e 48N e) 8 m/s2 e 32N

Na figura a seguir, as massas dos corpos A, B e C são respectivamente 3kg, 1kg e 6kg; o plano onde estão apoiados A e B é horizontal, plano e perfeitamente liso e a corda e a polia são ideais. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 a intensidade da força de tração no fio e da força que A aplica em B valem, respectivamente:

a) 24N e 6N b) 24N e 8N
c) 36N e 12N d) 36N e 8N e) 48N e 12N

Na figura a seguir, a massa de A vale 8 kg e a de B vale 6 kg, o plano onde está apoiado o corpo A está inclinado em relação a horizontal de 30o e a corda que liga A a B é ideal, assim como a polia. Nestas condições, se os corpos forem abandonados em repouso:

a) A desce acelerado a razão de 2 m/s2
b) A sobe acelerado a razão de 2 m/s2
c) B desce acelerado a razão de 1,43 m/s2
d) B sobe acelerado a razão de 1,43 m/s2
e) A e B permanecem em repouso.