Continuando a série de vídeos sobre dilatação de sólidos, no vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões que envolvem aplicações da dilatação superficial, ou seja, em duas dimensões.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01: (FATEC SP):

Deseja-se construir dois cilindros metálicos concêntricos, que devem trabalhar como um guia e um pistão, conforme mostra a figura abaixo.

O conjunto deve trabalhar a uma temperatura pré-determinada. Dispõe-se dos materiais A e B, cujos comportamentos térmicos são mostrados no gráfico abaixo, onde, no eixo vertical, estão os diâmetros dos cilindros D e no eixo horizontal está a temperatura, . Os diâmetros dos cilindros, à temperatura inicial 0 são conhecidos.

Analisando o gráfico do comportamento térmico, devemos dizer que:

a) é possível construir o pistão do material A e o cilindro-guia do material B, independentemente da temperatura de trabalho.

b) à temperatura 1 o cilindro-guia deverá ser feito do material A, e o pistão, do material B.

c) à temperatura 2 o conjunto funciona perfeitamente, com o pistão deslizando suavemente pelo cilindro-guia.

d) para temperaturas iguais a 3 o pistão deverá ser feito do material B.

e) não existe temperatura na qual o conjunto funcione perfeitamente.

EXEMPLO 02: (UNESP):

Um fabricante, precisando substituir os parafusos de um forno, deparou-se com um problema. A estrutura do forno é feita de cobre e os parafusos disponíveis são de um outro metal. Sabendo que ao aquecer o forno, os furos nos quais se encontram os parafusos aumentam seu diâmetro, e ainda que o diâmetro dos parafusos também aumentam, o fabricante optou por parafusos feitos de materiais que não afrouxem nem forcem demais a estrutura do forno nos furos, conforme o forno vai se aquecendo. Conhecendo os coeficientes de dilatação médios, em oC-1, do cobre (17 x 10-6), do chumbo (29 x 10-6), do alumínio (23 x 10-6), do latão (19 x 10-6) e do aço (11 x 10-6), e desconsiderando a influência de outros efeitos sobre a decisão final, pode-se afirmar que:

a) os parafusos feitos de quaisquer desses materiais são igualmente eficientes para o propósito do fabricante.
b) os melhores parafusos substitutivos são aqueles feitos de aço.
c) são igualmente válidos apenas os parafusos de chumbo e de alumínio.
d) pode-se utilizar tanto os parafusos de chumbo quanto os de aço.
e) os parafusos mais indicados são aqueles feitos de latão.