No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve 2 questões envolvendo reflexões em espelhos côncavos, em particular, explorando o aumento linear das imagens conjugadas por esses espelhos.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #optica #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UNESP SP)

Observe o adesivo plástico apresentado no espelho côncavo de raio de curvatura igual a 1,0 m, na figura 1.

Essa informação indica que o espelho produz imagens nítidas com dimensões até cinco vezes maiores do que as de um objeto colocado diante dele.

Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss para esse espelho, calcule o aumento linear conseguido quando o lápis estiver a 10 cm do vértice do espelho, perpendicularmente ao seu eixo principal, e a distância em que o lápis deveria estar do vértice do espelho, para que sua imagem fosse direita e ampliada cinco vezes.

a) 5 e 20cm b) 2,5 e 20 cm
c) 2,5 e 40cm d) 1,25 e 20cm *e) 1,25 e 40cm

EXEMPLO 02 (UFPE)

Um espelho côncavo tem 24 cm de raio de curvatura. Olhando para ele de uma distância de 6,0 cm, qual o tamanho da imagem observada de uma cicatriz de 0,5 cm, existente no seu rosto?

a) 0,2 cm
b) 0,5 cm
c) 1,0 cm
d) 2,4 cm
e) 6,0 cm