No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica casos particulares de colisão unidimensional. Conservação de momento, conservação ou perda de energia cinética são exploradas na resolução detalhada de 3 questões de vestibulares sobre o assunto.
Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #colisões #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01 (UFPE 2ª fase)
Uma bola é lançada com velocidade v1 = 93 cm/s de encontro a outra bola idêntica, em repouso e próxima a uma parede. O evento ocorre sobre um plano horizontal, sem atrito, e todos os choques são perfeitamente elásticos e frontais. Qual o módulo da velocidade relativa, em cm/s, entre as bolas após o segundo choque entre elas?
EXEMPLO 02 (ENEM 2014)
O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte. Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas.
O movimento dos pêndulos após a primeira colisão está representado em:
EXEMPLO 03 (FUVEST SP)
Uma pequena bola de borracha maciça é solta do repouso de uma altura de 1m em relação a um piso liso e sólido. A colisão da bola com o piso tem coeficiente de restituição e = 0,8. A altura máxima atingida pela bola, depois da sua terceira colisão com o piso, é:
a) 0,80m
b) 0,76
c) 0,64m
d) 0,51
e) 0,20