No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica colisões unidimensionais perfeitamente elásticas, parcialmente elásticas e inelásticas. Além disso resolve 4 questões sobre esse assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

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#ENEM #colisões #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (F MED UNIMÊ)

O airbag, em um automóvel, infla quando ocorre uma colisão, protegendo o passageiro de um ferimento grave. Considere que um automóvel de massa M, viajando a uma velocidade escalar v, bate na traseira de um caminhão de massa 3M, que está em repouso e em ponto morto, em um cruzamento.
Se a colisão for perfeitamente inelástica, a velocidade escalar do conjunto automóvel e caminhão, após a colisão, é igual a:

a) v/4 b) v/2
c) v d) 2v e) 4v

EXEMPLO 02 (UFRN)

Um bloco, viajando com uma determinada velocidade, choca-se inelasticamente com outro bloco de mesma massa, inicialmente em repouso. A razão entre a energia cinética do conjunto antes e depois do choque vale:

a) 1/4 b) 1/2
c) 1 d) 2 e) 4

EXEMPLO 03 (PUC RJ)

Uma colisão parcialmente inelástica ocorre entre duas massas idênticas. As velocidades iniciais eram v1i = 5,0 m/s ao longo do eixo x e v2i = 0. Sabendo que, após a colisão, temos v1f = 1,0 m/s ao longo de x, calcule v2f após a colisão.

a) 5,0 m/s. b) 4,0 m/s.
c) 3,0 m/s. d) 2,0 m/s. e) 1,0 m/s

EXEMPLO 04 (FUVEST SP)

Uma caminhonete, e massa 2000 kg, bateu na traseira de um sedã, de massa 1000 kg, que estava parado no semáforo, em uma rua horizontal. Após o impacto, os dois veículos deslizaram como um único bloco. Para a perícia, o motorista da caminhonete alegou que estava a menos de 20 km/h quando o acidente ocorreu. A perícia constatou, analisando as marcas de frenagem, que a caminhonete arrastou o sedã, em linha reta, por uma distância de 10m. Com este dado e estimando que o coeficiente de atrito cinético, era 0,5, a perícia concluiu que a velocidade real da caminhonete, em km/h, no momento da colisão era, aproximadamente:

a) 10 b) 15
c) 36 d) 48 e) 54