Na aula de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente os conceitos de aceleração vetorial média, e fala das acelerações centrípeta e tangencial. Além disso, resolve 3 exemplos com explicações detalhadas sobre o conteúdo.
Assuntos como esse podem aparecer em questões de vestibulares tradicionais ( FUVEST, UERJ, UPE, UECE, Mackenzie), concursos militares como ITA, IME, AFA, EsPCEx, EEAR, além de itens ENEM
Assista, curta, compartilhe e comente
inscreva-se e ative as notificações para receber em primeira mão as atualizações do canal.
seja sempre bem-vindo / bem-vinda ao canal.
bons estudos.
#LQVP #ENEM #vetores
Questões resolvidas nesse vídeo
EXEMPLO 01
Uma partícula puntiforme tem, em certo instante t, a velocidade, em m/s, dada por v0 = 1,0 i – 2,0 j + 5,0 k. Dois segundos depois, sua velocidade, em m/s, é dada por v2 = 4,0 i – 2,0 j + 1,0 k. No intervalo de tempo considerado, o módulo da aceleração média, em m/s2, é:
a) 25,0
b) 5,0
c) 1,0
d) 2,5
EXEMPLO 02 (FEI SP)
Se a velocidade de um móvel em função do tempo acha-se representada pelo diagrama vetorial da figura. A intensidade da velocidade inicial é v0 = 20 m/s. Determine o módulo da aceleração vetorial média entre os instantes t = 0 e t = 8 s.
EXEMPLO 03 (ITA SP)
Uma partícula descreve um movimento circular de raio R, partindo do repouso no instante t = 0 com uma aceleração tangencial cujo módulo é constante. Sendo t o tempo e a aceleração centrípeta no instante t, podemos afirmar que em módulo é igual a: