No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões que envolvem a conversão de escalas termométricas. Em particular mudança envolvendo intervalos de temperatura (Celsius, Kelvin, Fahrenheit)
Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01: ( )
Numa experiência em laboratório, um estudante precisa controlar certa reação que deve acontecer sob condições rígidas de temperatura. Aquecendo a substância, o estudante deve analisar o comportamento da mesma quando sua variação de temperatura corresponder a 25oC contudo, o estudante só dispõe de um termômetro graduado em fahrenheit. Pensando um pouco ele lembra de suas aulas de física e observa que, com o termômetro disponível, o intervalo de temperaturas deve ser:
a) 45oF
b) 77oF
c) 167oF
d) 177oF
e) 25oF
EXEMPLO 02: (MACKENZIE SP)
Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem sabem em que local estava, foi informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
a) 1,8oC
b) 3,0oC
c) 5,4oC
d) 6,0oC
e) 10,8oC