Continuando a série de vídeos sobre força resultante centrípeta ( dinâmica em trajetórias curvilíneas ), o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente a situação em que móveis completam curvas planas em pistas com atrito. Além disso resolve 3 questões sobre o assunto (uma delas considerada bastante difícil)

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #centripeta #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UFPE 2ª fase)

Um automóvel de massa igual a 1 tonelada descreve uma curva de raio 100m com velocidade igual a 10 m/s. Qual deve ser a força de atrito total, em 103N, atuando entre os pneus e a estrada para evitar que o automóvel derrape?

EXEMPLO 02 (UEL PR)

Um carro consegue fazer uma curva plana e horizontal, de raio 100 m, com velocidade constante de 20 m/s. Sendo g = 10 m/s2, o mínimo coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista deve ser:

a) 0,20.
b) 0,25.
c) 0,30.
d) 0,35.
e) 0,40.

EXEMPLO 03 (Efomm)

Um bloco de massa é colocado sobre um disco que começa girar a partir do repouso em torno de seu centro geométrico com aceleração angular constante igual a . Se o bloco está a uma distância d do centro, e o coeficiente de atrito estático entre o objeto e a superfície vale  considerando a aceleração da gravidade igual a g, quanto tempo levará até que o bloco comece a deslizar sobre o disco?