Continuando a série de vídeos sobre força resultante centrípeta ( dinâmica em trajetórias curvilíneas ), o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente a situação em que móveis completam curvas com elevação (sobrelevadas) sem atrito. Além disso resolve 2 questões sobre o assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

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#ENEM #centripeta #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (FUVEST SP)

Um carro percorre uma pista curva superelevada (tg q = 0,20) de 200m de raio. Desprezando o atrito, qual a velocidade máxima sem risco de derrapagem? Adote g = 10m/s2

a) 60 km/h
b) 72 km/h
c) 80 km/h
d) 40 km/h
e) 48 km/h

EXEMPLO 02 ((UNESP SP)

Curvas com ligeiras inclinações em circuitos automobilísticos são indicadas para aumentar a segurança do carro a altas velocidades, como, por exemplo, no Talladega Superspeedway, um circuito utilizado para corridas promovidas pela NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). Considere um carro como sendo um ponto material percorrendo uma pista circular, de centro C, inclinada de um ângulo e com raio R, constantes, como mostra a figura, que apresenta a frente do carro em um dos trechos da pista.

Se a velocidade do carro tem módulo constante, é correto afirmar que o carro

a) não possui aceleração vetorial.
b) possui aceleração com módulo variável, direção radial e no sentido para o ponto C.
c) possui aceleração com módulo variável e tangente à trajetória circular.
d) possui aceleração com módulo constante, direção radial e no sentido para o ponto C.
e) possui aceleração com módulo constante e tangente à trajetória circular.