Melhorando sua concentração
Quantas vezes você já se sentou em sua mesa e tentou se concentrar em uma tarefa apenas para descobrir que sua mente está em todos os lugares, menos onde você quer que ela foque!? Apesar de suas melhores intenções, você simplesmente não consegue se concentrar.Todos nós já estivemos nesta situação familiar, frustrante, e é algo que realmente pode prejudicar o seu desempenho.
Neste artigo, vamos rever estratégias para melhorar a sua concentração e reduzir suas distrações diárias.
Ambiente
Seu ambiente de “estudo” pessoal desempenha um grande papel em sua capacidade de concentração. Quanto mais confortável e acolhedor seu ambiente for, mais fácil ele provavelmente vai ser para você ficar lá e se concentrar.
Aqui estão algumas ideias para melhorar o seu ambiente físico de estudos:
Certifique-se de que você está confortável – Comece por assegurar que sua cadeira e mesa estão na altura certa para você trabalhar confortavelmente. Se a cadeira for muito alta ou sua mesa é for muito baixa, você vai se sentir desconfortável, e você vai ser tentado a usar isso como uma desculpa para se levantar e ir embora.
Colocar fotos – Visualizando uma cena natural ou observar a vida selvagem pode ajudar a melhorar a concentração. Se você é capaz de colocar fotos em seu escritório ou local de trabalho, em seguida, escolher paisagens ou imagens naturais que você goste. Isso pode ajudar o seu foco, especialmente se você pode ver as fotos de sua mesa.
Impeça a entrada de distrações , tanto quanto possível – Ouvir música pode ajudar, especialmente se é música instrumental. Algumas pessoas ainda utilizam aplicativos – estes produzem um som constante, como ondas do mar ou da chuva caindo. Este ruído de fundo constante pode abafar outros ruídos, ajudando você a se concentrar melhor e ignorar distrações.
Nutrição
Siga algumas dicas nutricionais simples:
- Beba água – Muitos de nós não pensa em ingerir água enquanto estamos estudando, no entanto, a desidratação pode nos fazer sentir cansado, irritado, lento, ou mesmo doente. Quando o nosso cérebro não tem fluido o suficiente, eles não podem operar com desempenho máximo. Manter-se hidratado é uma maneira fácil de ajudar a melhorar a sua concentração durante o dia.
- Tomar café da manhã – Comece o dia com um café da manhã saudável. É muito mais difícil se concentrar quando você está com fome, para comer uma refeição bem equilibrada antes de ir para o trabalho. Você também pode ajudar a sua concentração ao longo do dia, mantendo lanches saudáveis em sua mesa. Amêndoas, bolachas integrais, frutas frescas, legumes e verduras são boas escolhas.
- Levate-se e movimente-se – Você sai para caminhar ou pratica alguma atividade física ao longo do dia? Se você é como muitas pessoas, você provavelmente não se movimenta o bastante. Pesquisas recentes mostram que uma simples caminhada diária pode aumentar consideravelmente seu poder de concentração (foco) pois aumentam a taxa de oxigenação no nosso organismo e, consequentemente, a saúde como um todo. Lembrando que o nosso cérebro (e o sistema nervoso como um todo) necessita constantemente de boas quantidades de oxigênio para sua sobrevivência basal.
Mindset
Atualmente é comum você escutar algum amigo ou parente com algum distúrbio em conseguir se concentrar para realizar alguma atividade, seja nos estudos ou no trabalho. A psiquiatria juntamente com a psicologia, denomina essa dificuldade de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Segue abaixo algumas recomendações para amenizar tais sintomas. Lembrando que caso você esteja passando por um momento difícil em sua vida, ou se concentrar esteja sendo bem difícil, o mais aconselhado é que você realmente procure ajuda médica o quanto antes para que seja feito todo o diagnóstico do que realmente possa estar acontecendo com você.
Recomendações :
– Separe um tempo para lidar com preocupações – Muitos de nós temos dificuldade de nos concentrarmos ao longo do dia porque estamos constantemente a nos preocupar com outras coisas. Poderia ser uma aproximação do prazo para um projeto que você ainda não começou, um novo colega que está causando problemas, ou apenas a quantidade de estudos acumulados em sua mesa. Tente resolver as suas preocupações mais imediatas, colocando no segundo plano as que não podem causar interferência direta no seu dia.
– Concentre-se em uma tarefa de cada vez – Pode ser muito mais difícil de se concentrar, se você realizar pequenas paradas (15-30 segundos) para responder e-mails, enviar mensagens de texto, ou fazer telefonemas rápidos. Alguns pesquisadores acreditam que ele pode levar até 15 minutos para nós para recuperar o foco completa após uma distração.
– Feche sua caixa de e-mail e programa de bate-papo – Deixe o seu correio de voz fazer o seu trabalho. Feche a porta do seu quarto, ou coloque um “não perturbe” como sinal para deixar os outros sabem que você precisa se concentrar.
– Alternar entre as tarefas de alta e baixa de atenção – Isso pode dar o seu cérebro um descanso depois de grande concentração. Por exemplo, se você passar duas horas estudando matemática sem parar, você provavelmente vai se sentir cansado depois. Você pode recarregar sua energia trabalhando em uma tarefa de baixa atenção, como vídeos de língua inglesa ou algum assunto de história, por 15 minutos antes de voltar para o sua tarefa anterior.
Priorizar – Tendo muito que fazer pode ser uma distração, e isso faz com que em algum momento ocorra a procrastinação.
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos.
Ou, você pode saltar rapidamente de uma tarefa para outra, criando a ilusão de trabalho – mas, na realidade, você não está cumprindo nada. Se você não tiver certeza de quais tarefas deve iniciar ou que são mais importantes, tire 10 ou 15 minutos de seu tempo para priorizar sua
Limitando distrações lhe permite entrar no fluxo do seu projeto de estudo – para que você produza mais.
Mais dicas para melhorar sua concentração
Faça pequenos intervalos – Nós podemos ser mestres em nos concentrar, mas eventualmente vamos precisar de uma pausa. Nossa mente pode ter dificuldades em concentrar-se intensamente nas tarefas durante oito horas por dia. Este é o lugar onde ele pode ser melhor dividir seu trabalho em segmentos de uma hora, com um intervalo de 5-10 minutos entre as tarefas. Esta pequena pausa vai permitir que sua mente dê uma espécie de “time-break” (pausa) para descansar antes de se concentrar novamente.
Faça suas tarefas mais difíceis quando você está mais alerta – Isso vai ajudá-lo a maximizar a sua concentração. Ex: Se eu sei que minha melhor produtividade é pela manhã, coloco as tarefas mais pesadas logo no início do dia.
Use um fone de ouvido de telefone – Se você tiver um fone de ouvido para o seu telefone, considere usá-lo por algumas horas a cada dia. Se seus colegas acho que você está no telefone, eles são menos propensos a interrompê-lo. *Obs: Também existem ótimos protetores auriculares que podem reduzir os ruídos do ambiente, e consequentemente, aumentar sua concentração.
Prometa a si mesmo uma recompensa – Por exemplo, fazer uma regra que se você se concentrar intensamente por 45 minutos em uma tarefa, você pode fazer uma pausa para tomar uma xícara de café quando terminar.Pequenas “auto-recompensas” muitas vezes pode ser grandes fontes de motivação.