7 Dicas para melhorar sua REDAÇÃO no ENEM!

  Olá meu amigo (a)! Tudo bom com você?

Bom, primeiramente gostaria de agradecer ao José Ícaro, criador do enemdescomplicado.com.br, por esta oportunidade em que estou escrevendo para o site. Muito obrigado! Espero poder levar o conhecimento para as pessoas. E agora, sem mais delongas, vamos para as dicas?

1) ABREVIAÇÕES

Escreva as palavras por extenso. As abreviações são consideradas incorretas. Portanto, não use abreviações quando no corpo do texto de sua redação.

ScreenHunter_26 Jul. 26 17.27

 

 

 

 

2) DEIXAR A REDAÇÃO PARA O FINAL

Não é preciso começar pela redação, mas NÃO DEIXE para o final, pois EM ÚLTIMO CASO, se seu tempo estiver acabando, será mais fácil “chutar” as questões da prova objetiva.



3) ARGUMENTAR

Não comece a redação com períodos longos. Exponha logo suas ideias.

Os argumentos do desenvolvimento da redação devem surpreender o leitor. Suas ideias precisam ser saborosas para atrair sua atenção.

Dê sua opinião, argumentando. Não use expressões como eu acho, eu penso, para mim ou quem sabe, pois denotam imprecisão em suas ponderações. É preciso mostrar conhecimento e domínio sobre o tema que está escrevendo.

4) FUGA AO TEMA

Fugir ao tema solicitado pela prova é motivo para invalidar o texto. Veja o exemplo abaixo sobre o assunto. A proposta pedia uma dissertação sobre a utilização de animais em experimentos científicos, porém o candidato dissertou sobre o uso dos animais no trabalho e em ambientes de entretenimento.

 “Desde a colonização os animais estiveram ao lado da população, sendo utilizado como tração em transporte inicialmente na cana-de-açúcar e depois da mineração para o litoral do país, ao mesmo tempo serviu para a diversão como em touradas ou rinhas de galos, o que é mais comum no Brasil.”

5) CALIGRAFIA

Escreva com capricho e nitidez, procurando tornar sua grafia clara, uniforme e bem legível. Se tiver a grafia ruim, faça de tudo para melhorá-la, porque
uma redação escrita com capricho e grafia bonita
impressiona favoravelmente.
Não invente traços novos nas letras e não enfeite demais as maiúsculas, pois o leitor do texto pode não compreender o que você está escrevendo.

6) USO DE GÍRIAS

Utilizar gírias é aceitável em situações de comunicação informal no dia a dia com amigos e colegas. Em alguns textos narrativos também é aceita nos diálogos entre alguns personagens. Mas, em dissertações, artigos de opinião ou carta argumentativa usar gírias é algo que não cabe, pois é inadequado, uma vez que esses gêneros pedem uma linguagem formal.

 

7) GERÚNDIO

Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

 

Essas foram as 7 dicas de hoje? O que você achou? Qual tema você gostaria de uma explicação melhor aqui no site?

Envie sugestões, dúvidas e críticas. Queremos o melhor para o seu aprendizado!

Grande Abraço! Professor Matheus Gustavo

www.portugueseficiente.com.br