Continuando a série de vídeos sobre dilatação, no vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões que envolvem dilatação anômala da água.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01: (PUC SP):

Nos países de inverno rigoroso, verifica-se o congelamento apenas da superfície dos lagos e rios. A água não se congela completamente porque:

a) o máximo de densidade da água se verifica perto de 4 °C e o gelo, razoável isolante térmico, é menos denso que a água.

b) o ar se esfria antes da água, congelando-se primeiro a superfície dos líquidos em conta¬to com o referido ar e, daí, propagando-se o congelamento em profundidade.

c) a água em movimento dificilmente se congela.

d) a água se comporta como a maioria dos líquidos em relação às variações de temperatura.

EXEMPLO 02: (ENEM):

De maneira geral, se a temperatura de um líquido comum aumenta, ele sofre dilatação. O mesmo não ocorre com a água, se ela estiver a uma temperatura próxima a de seu ponto de congelamento. O gráfico mostra como o volume específico (inverso da densidade) da água varia em função da temperatura, com uma aproximação na região entre 0 ºC e 10 ºC, ou seja, nas proximidades do ponto de congelamento da água.

A partir do gráfico, é correio concluir que o volume ocupado por certa massa de água

a) diminui em menos de 3% ao se resfriar de 100 ºC a 0 ºC.
b) aumenta em mais de 0,4% ao se resfriar de 4 ºC a 0 °C.
c) diminui em menos de 0,04% ao se aquecer de 0 ºC a 4 ºC.
d) aumenta em mais de 4% ao se aquecer de 4 ºC a 9 ºC.
e) aumenta em menos de 3% ao se aquecer de 0 ºC a 100 ºC.