No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza começa a resolver questões que envolvem dilatação de sólidos, comparação entre coeficientes de dilatação e dilatação linear.
Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01: (F MED CESMAC)
Um termômetro pode ser construído utilizando uma fina vareta de metal e um instrumento com bastante precisão para medir comprimentos. Considere que o metal possui coeficiente de dilatação linear igual a 4,0 x 10-5 oC-1. Em certo local, o comprimento da vareta é de 15 cm. Quando a vareta é levada para um local mais quente, verifica-se que o seu comprimento aumenta de 1,2 x 10-3 cm. De quanto foi a variação de temperatura entre os dois locais?
a) 2,0 oC
b) 2,5 oC
c) 4,0 oC
d) 4,5 oC
e) 8,0 oC
EXEMPLO 02: (CESGRANRIO RJ)
Uma régua de metal mede corretamente os comprimentos de uma barra de alumínio e de uma de cobre, na temperatura ambiente de 20°C, sendo os coeficientes de dilatação linear térmica do metal, do alumínio e do cobre, respectivamente iguais a 2 x 10-5 oC-1, 2,4 x 10-5 oC-1 e 1,6 x 10-5 oC-1, então é correto afirmar que, a 60°C, as medidas fornecidas pela régua para os comprimento das barras de alumínio e de cobre, relativamente aos seus comprimentos reais nessa temperatura, serão, respectivamente:
a) menor e menor.
b) menor e maior.
c) maior e menor.
d) maior e maior.
e) igual e igual