Continuando a série de vídeos sobre dilatação, no vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões que envolvem dilatação aparente de líquidos, dilatação do recipiente, dilatação real e condições de transbordo (transbordamento de líquido)

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #termologia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01: ( )

Um recipiente de vidro com a capacidade de 3000 cm³, está completamente cheio com líquido, a 0°C. O conjunto é aquecido até 100°C e observa-se que 15 cm³ desse líquido extravasa do recipiente.
Considerando-se o coeficiente de dilatação linear do vidro como sendo constante no referido intervalo térmico e igual a VIDRO = 4 x 10-6 oC-1 , qual o coeficiente de dilatação real desse líquido?

a) 4 x 10-6 oC-1
b) 8 x 10-6 oC-1
c) 12 x 10-6 oC-1
d) 50 x 10-6 oC-1
e) 62 x 10-6 oC-1

EXEMPLO 02: (UNIFESP SP):

O tanque de expansão térmica é uma tecnologia recente que tem por objetivo proteger caldeiras de aquecimento de água. Quando a temperatura da caldeira se eleva, a água se expande e pode romper a caldeira. Para que isso não ocorra, a água passa para o tanque de expansão térmica através de uma válvula; o tanque dispõe de um diafragma elástico que permite a volta da água para a caldeira. Suponha que você queira proteger uma caldeira de volume 500 L, destinada a aquecer a água de 20oC a 80oC; que, entre essas temperaturas, pode-se adotar para o coeficiente volumétrica da água o valor médio de 4,4 x 10-4 oC-1 e considere desprezíveis a dilatação da caldeira e do tanque. Sabendo que o preço de um tanque de expansão térmica para essa finalidade é diretamente proporcional ao seu volume, assinale, das opções fornecidas, qual deve ser o volume do tanque que pode proporcionar a melhor relação custo-benefício.

a) 4,0L
b) 8,0L
c) 12L
d) 16L
e) 20L