Dinâmica é a parte da mecânica que explica o porquê dos movimentos e de suas mudanças. Nesta área, o estudo das forças é importantíssimo. Força peso, normal, tração, elástica, atrito, resistência do ar aparecem em praticamente todos os vestibulares tradicionais (Fuvest, Unicamp, UERJ, UECE, Mackenzie, etc), concursos militares (AFA, EsPCEx, ITA, IME, etc) e no ENEM.

Na aula de hoje, vamos apresentar a lei de Hooke para molas e falaremos sobre associação em série e em paralelo de molas ideais. Assista, curta e compartilhe.

Para receber material de apoio: bit.ly/materialFTgratis
Conheça também: www.fisicatotal.com.br e venha para a maior sala de aula esclusiva de Física da internet brasileira.

Bons estudos
#LQVP

Questões resolvidas na aula de hoje:

Exemplo 01 (Mackenzie SP)

A mola da figura varia seu comprimento de 10cm para 22cm quando penduramos em sua extremidade um corpo de peso 4N. O comprimento total dessa mola, quando penduramos nela um corpo de peso 6N, é:

a) 28 cm b) 42 cm
c) 50 cm d) 56 cm e) 100 cm

Exemplo 02 (UFPE 2ª fase)

No sistema mostrado na figura, o bloco tem massa igual a 5,0kg. A constante elástica da mola vale 2,0N/cm. considere que o fio, a mola e a roldana são ideais. Na situação de equilíbrio, qual a deformação da mola, em centímetros?

Exemplo 03 (FATEC SP)

Dispõe-se de duas molas idênticas e de um objeto de massa m. O objeto pode ser pendurado em apenas uma das molas ou numa associação entre elas, conforme a figura.

O objeto provocará uma deformação total:

a) igual no três arranjos;
b) maior no arranjo I.
c) maior no arranjo II.
d) maior no arranjo III.