quando um corpo se desloca em um elevador acelerado (para cima ou para baixo) há uma percepção de aumento ou diminuição de seu peso. Por que isso acontece? Como determinar essa variação? Essa e outras questões serão explicadas e esclarecidas nesta videoaula.

Para mais vídeos de dinâmica, acesse:

Questões resolvidas neste vídeo:

Exemplo 001
(UESB 2011)

A dinâmica é a parte da Mecânica que estuda os movimentos dos corpos, analisando as causas que explicam como um corpo em repouso pode entrar em movimento, como é possível modificar o movimento de um corpo ou como um objeto em movimento pode ser levado ao repouso.

Com base nos conhecimentos da Dinâmica, é correto afirmar:

*a) A leitura de uma balança que se encontra dentro de um elevador que está subindo com aceleração constante de módulo igual a 3,0 m/s2, quando uma pessoa de massa m = 60 kg está sobre ela, tem um valor igual a 780,0N, considerando-se g = 10 m/s2.
b) Uma partícula de massa 5,0 kg submetida à ação de uma força de intensidade F = 10,0N sofre uma aceleração constante a = 5,0 m/s2.
c) A força de reação ao peso de um corpo está aplicada na superfície de apoio desse corpo.
d) Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua aceleração.
e) A aceleração de um corpo que se desloca em linha reta independe da força resultante sobre ele.

Exemplo 002
(UEFS 2015)

Um elevador está descendo e atinge o repouso com uma aceleração cuja intensidade é de 5,0 m/s2. Considerando-se uma pessoa de massa m = 60 kg, em pé sobre uma balança no interior do elevador, a leitura da balança, durante a parada do elevador, em N, é igual a:

a) 1080 b) 900
c) 620 d) 450 e) 300