Aplicações das Leis de Newton; forças peso, normal e tração; força elástica, atritos estático e cinético, resultante centrípeta em trajetórias curvilíneas são tópicos sempre presentes na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no ENEM e estão diretamente relacionados com a habilidade 20 da competência 06.
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#revisão #ENEM #ENEM2020
Questões resolvidas nesse vídeo:
01 (ENEM PPL)
Segundo Aristóteles, uma vez deslocados de seu local natural, os elementos tendem espontaneamente a retornar a ele, realizando movimentos chamados de naturais.
Já em um movimento denominado forçado, um corpo só permaneceria em movimento enquanto houvesse uma causa para que ele ocorresse. Cessada essa causa, o referido elemento entraria em repouso ou adquiriria um movimento natural.
PORTO, C. M. A física de Aristóteles: uma construção ingênua?
Revista Brasileira de Ensino de Física. V.31. no 4 (adaptado)
02 (FT)® questão original
Sir Isaac Newton (1643 – 1727) foi um dos cientistas mais importantes da história da humanidade, suas ideias e visões do mundo revolucionaram a sociedade ocidental e influenciaram-na por pelo menos 300 anos. Newton desenvolveu vários estudos em matemática e física e ficou mais famoso pelas leis que levam seu nome e que são os princípios da dinâmica.
Um professor em sala de aula para ilustrar uma dessas leis faz o seguinte experimento:
03 (FT)® questão original
Atualmente, automóveis são fabricados de tal forma que, numa colisão frontal, haja um substantivo amassamento da parte dianteira da lataria. Com isso, aumenta-se o tempo de contato entre o carro e o objeto com o qual ele colide. Por que os fabricantes estão tomando essa postura?
04 (ENEM PPL)
Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento.
Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?
05 (ENEM PPL)
Na Antiguidade, algumas pessoas acreditavam que, no lançamento oblíquo de um objeto, a resultante das forças que atuavam sobre ele tinha o mesmo sentido da velocidade em todos os instantes do movimento. Isso não está de acordo com as interpretações científicas atualmente utilizadas para explicar esse fenômeno.
Desprezando a resistência do ar, qual é a direção e o sentido do vetor força resultante que atua sobre o objeto no ponto mais alto da trajetória?
06 (FT)® questão original
Uma pulha (brincadeira, escárnio, zombaria) muito comum é a de se perguntar:
“O que pesa mais, um quilo de algodão
ou um quilo de ferro?”
Do ponto de vista físico a resposta mais coerente com a situação proposta é:
07 (ENEM PPL)
A força de atrito é uma força que depende do contato entre corpos. Pode ser definida como uma força de oposição à tendência de deslocamento dos corpos e é gerada devido a irregularidades entre duas superfícies em contato. Na figura, as setas representam forças que atuam no corpo e o ponto ampliado representa as irregularidades entre as duas superfícies.
Na figura, os vetores que representam as forças que provocam o deslocamento e o atrito são, respectivamente:
08 (ENEM)
Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés.
Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
09 ( )
Atente para a tirinha:
Nela Garfield, supostamente, estaria conduzindo um “experimento científico” sobre a primeira lei de Newton, o princípio da inércia. A inércia se evidencia em diversas situações no cotidiano. Assinale, dentre as alternativas, uma situação que é explicada através do princípio da inércia.
10 (ENEM PPL)
Em 1543, Nicolau Copérnico publicou um livro revolucionário em que propunha a Terra girando em torno do seu próprio eixo e rodando em torno do Sol. Isso contraria a concepção aristotélica, que acredita que a Terra é o centro do universo. Para os aristotélicos, se a Terra gira do oeste para o leste, coisas como nuvens e pássaros, que não estão presas à Terra, pareceriam estar sempre se movendo do leste para o oeste juntamente como o Sol. Mas foi Galileu Galilei que, em 1632, baseando-se em experiências, rebateu a crítica aristotélica, confirmando assim o sistema de Copérnico. Seu argumento, adaptado para a nossa época, é: solta uma bola, ela cai junto a seus pés. Mas se o vagão estiver se movendo com velocidade constante, a bola também cai junto a seus pés. Isto porque a bola, enquanto cai, continua a compartilhar do movimento do vagão.