No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente um dos conteúdos mais importantes da Mecânica: ENERGIA. Fala sobre energia cinética, potencial elástica e gravitacional. Também resolve 4 questões sobre o assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #energia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (FUVEST SP)

A equação da velocidade de um móvel de 20 kg é dada por v = 3 + 0,2t (SI). Podemos afirmar que a energia cinética desse móvel, no instante t = 10s, vale:

EXEMPLO 02 (FUVEST SP)

Uma rampa forma um ângulo de 30º com o solo horizontal. Nessa rampa, a partir da base, um homem percorre uma distância de 4 metros, levando um carrinho de mão onde se encontra um objeto de 60 kg. Adote g = 10 m/s2. Qual a maior energia potencial, em relação ao solo, que o objeto pode ganhar?

a) 1.200 J
b) 600 J
c) 300 J
d) 150 J
e) 100 J

EXEMPLO 03 (UNIFOR CE)

Três esferas idênticas, de raios R e massas M, estão sobre uma mesa horizontal. A aceleração da gravidade tem módulo igual a g. As esferas são colocadas em um tubo vertical que também está sobre a mesa e que tem raio de seção praticamente igual ao raio das esferas. Seja E a energia potencial gravitacional total das três esferas sobre a mesa e E’ a energia potencial gravitacional total das três esferas dentro do tubo. O módulo da diferença (E’ – E) é igual a:

a) 4 MRg
b) 5 MRg
c) 6 MRg
d) 7 MRg
e) 8 MRg

EXEMPLO 04 (FUVEST SP)

Um corpo está preso nas extremidades de duas molas idênticas, não deformadas, de constante elástica 100N/m, conforme ilustra a figura. Quando o corpo é afastado de 1,0 cm do ponto central, qual a energia armazenada nas molas?