Continuando a série de vídeos sobre estática, hoje o professor Ivys Urquiza resolve detalhadamente questões envolvendo decomposição de forças no equilíbrio de ponto material (partícula).

Conteúdo que pode aparecer em questões de vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, UECE, Mackenzie; em concursos militares como ITA, IME, EEAR, AFA , EsPCEx; ou, também, no ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente.
Inscreva-se no canal e ative as notificações
seja sempre bem-vindo/bem-vinda
bons estudos
#ENEM #estática #LQVP

Questões resolvidas nesse vídeo

EXEMPLO 01 (UFPE 2ª fase) *adaptada

Um bloco de massa m = 20 kg é escorado contra o teto de uma edificação, através da aplicação de uma força oblíqua F, como indicado na figura adiante.

Sabendo-se que este escoramento deve suportar o peso P = 8,8 x 10 ³ N, devido ao teto, calcule o valor mínimo de F em unidades de 103N.

a) 19
b) 38
c) 43
c) 57
d) 86

EXEMPLO 02 (F MED CESMAC)

Um paciente com massa M = 80 kg encontra-se na enfermaria de traumatologia de um hospital. Uma perna dele está com um fixador externo com massa m = 1,00 kg. O fixador está pendurado, amarrado a uma tira de gaze que passa por uma polia, como mostra a figura a seguir. A perna está praticamente na horizontal, mas não toca a cama. Supondo que não há atrito na polia e que toa a massa da perna deva ser considerada, calcule a tração que a tira de gaze exerce no ponto P da figura. Considere a aceleração da gravidade 10 m/s2 e que a massa da perna é 15% da massa do corpo. Dados: sen(60o) = 0,870, cos(60o) = 0,500 e tg (60o) = 1,73

a) 40N
b) 80N
c) 130N
d) 200N
e) 260N