Exercícios de Física – Dinâmica e Gravitação # 01

[divider]

01. FCC-SP

Qual é o módulo da resultante de duas forças aplicadas

a um mesmo corpo, que têm sentidos contrários e

mesma direção, com intensidade de 10 N e 20 N?

a) 5,0 N

b) 10 N

c) 15 N

d) 20 N

e) 25 N

[divider]

02. Cesgranrio-RJ

Qual das fi guras a seguir melhor representa as forças

que agem sobre o corpo suspenso de um pêndulo

simples, num instante qualquer do seu movimento

oscilatório? (Desprezar os efeitos do ar.)

[divider]

03. Fatec-SP

Duas forças têm intensidades F1 = 10 N e F2 = 15 N.

O módulo da resultante não pode ser:

a) 4,0 N d) 20 N

b) 10 N e) 25 N

c) 15 N

[divider]

04.

Duas forças, cada uma com intensidade de 10 N, atuam

num ponto material formando um ângulo de 120° entre

si. Qual a intensidade da resultante dessas forças?

[divider]

0 5. Vunesp

O diagrama vetorial mostra, em escala, duas forças

atuando num objeto de massa m.

O módulo da resultante dessas duas forças que estão

atuando no objeto é, em newtons:

a) 2,0

b) 4,0

c) 6,0

d) 8,0

e) 10

[divider]

06. PUC-MG

Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas

na figura abaixo.

O módulo da força resultante sobre a partícula é de:

a) 5 N

b) 24 N

c) 6 N

d) 10 N

[divider]

[divider]

[divider]

09.

Nos esquemas de I a IV, representa-se uma partícula

com todas as forças coplanares que agem sobre

[divider]

10. UnB-DF

Considerando que as cinco forças representadas no

diagrama da figura atuam em um mesmo ponto material

e que o lado de cada quadradinho representa 1 N,

calcule a intensidade da resultante dessas forças.

[divider]

11.

O esquema representa cinco forças que atuam no

ponto A, vértice de um hexágono regular, tendo suas

extremidades posicionadas nos outros vértices desse

hexágono.

[divider]

Marque a alternativa correta.

a) Apenas I e III são verdadeiras.

b) Apenas II e IV são verdadeiras.

c) Apenas II e III são verdadeiras.

d) Apenas I e IV são verdadeiras.

e) Nenhuma sentença é sempre verdadeira.

[divider]

13.
Numa apresentação de “globo da morte” (atração
circense em que uma ou mais motocicletas fazem
acrobacias internamente a uma esfera metálica), um
motociclista executa um movimento circular na vertical,
como mostra a figura.

[divider]

[divider]

[divider]

[divider]

[divider]

18. Mackenzie-SP
Os garotos A e B da figura puxam, por meio de cordas,
uma caixa de 40 kg, que repousa sobre uma superfície
horizontal, aplicando forças paralelas a essa superfície
e perpendiculares entre si de intensidades 160 N e
120 N, respectivamente. O garoto C, para impedir que
a caixa se desloque, aplica outra força horizontal, em
determinada direção e sentido. Desprezando o atrito
entre a caixa e a superfície de apoio, a força aplicada
pelo garoto C tem intensidade de:

[divider]

19. Mackenzie-SP
Um corpo, que está sob a ação de 3 forças coplanares
de mesmo módulo, está em equilíbrio. Assinale a
alternativa na qual esta situação é possível.

[divider]

20. Unirio-RJ
Na figura, o corpo suspenso tem o peso de 100 N. Os
fios são ideais e têm pesos desprezíveis, e o sistema
está em equilíbrio estático (repouso).

[divider]

21. UFPE
A figura mostra, em equilíbrio, um peso de 44 N suspenso
no ponto P de uma corda. Os trechos AP e BP
da corda formam um ângulo de 90o, e o ângulo entre
BP e o teto é igual a 60o.

[divider]

A partir dessas informações, pode-se concluir que o
módulo (intensidade) do peso vale, em newtons:
a) 0
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

[divider]

23. Vunesp
Um bloco de peso 6 N está suspenso por um fio, que
se junta a dois outros num ponto P, como mostra a
figura I.
Dois estudantes, tentando representar as forças que
atuam em P e que o mantêm em equilíbrio, fizeram
os seguintes diagramas vetoriais, usando a escala
indicada na figura II a seguir.

[divider]

24. Udesc
A figura abaixo mostra uma placa de propaganda, de
peso 20 N, sustentada por dois cabos, de massas
desprezíveis.

[divider]

[divider]

[divider]

 

[divider]

28. Fatec-SP
Em um ginásio esportivo, há dois pontos fixos A e
B aos quais se suspende uma luminária de peso
P = 600 N, mediante fios leves AC e BC, conforme o
esquema anexo.

[divider]

 

29. Unicamp-SP
Considere, na figura abaixo, dois blocos, A e B, de
massas conhecidas, ambos em repouso:

[divider]

30. Cesgranrio-RJ
Um estudante, admirando as ruínas de uma construção
histórica, observa um portal de pedras em forma de
arco que ainda se mantém de pé. Olhando mais de
perto, ele percebe que este portal foi construído sobrepondo-
se pedras bem lisas e muito bem talhadas, de
forma a permitir o perfeito equilíbrio do arco.
Qual das opções a seguir melhor representa o sistema
de forças que atua sobre a pedra colocada no
ponto mais alto do arco? (O atrito entre as pedras é
desprezível.)

 

[divider]

[divider]

[box type=”info” ]GABARITO[/box]