Reflexão, refração, difração, polarização, interferência, ressonância e efeito Doppler são fenômenos ondulatórios, único tema cobrado em TODAS as edições do ENEM, ENEM PPL, ENEM extra; até agora.

Na super aula de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente cada um dos fenômenos e resolve questões de aplicação, todas de acordo com a Habilidade 01 da Competência 01 da Matriz ENEM: reconhecer característica ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios relacionando-as aos seus usos em diferentes contextos.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vinda / bem-vindo ao canal
Bons estudos #ENEM #ENEM2020 #LQVP

Questões resolvidas no aulão de hoje:

01 (ENEM)

Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacent. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressive conforme ilustração.

02 (ENEM)

Em um piano, o Dó Central e a próxima nota Dó (Dó Maior) apresentam sons parecidos, mas não idênticos. É possível utilizar programas computacionais para expressar o formato dessas ondas sonoras em cada uma das situações como apresentado nas figuras, em que estão indicados intervalos de tempo idênticos (T).

03 (ENEM)

Nossa pele possui células que reagem à indicência de luz ultravioleta, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.
O bronzeamente não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de:

04 (ENEM)

A ultrassonografia, também chamada de ecografia, é uma técnica de geração de imagens muito utilizada em medicina. Ela se baseia na reflexão que ocorre quando um pulso de ultrassom, emitido pelo aparelho colocado em contato com a pele, atravessa a superfície que separa um órgão do outro, produzindo ecos que podem ser captados de volta pelo aparelho. Para a observação de detalhes no interior do corpo, os pulsos sonoros emitidos têm frequências altíssimas, de até 30 MHz, ou seja, 30 milhões de oscilações a cada segundo.

05 (ENEM PPL)

O sonar é um equipamento eletrônico que permite a localização de objetos e a medida de distâncias no fundo do mar, pela emissão de sinais sônicos e ultrassônicos e a recepção dos respectivos ecos. O fenômeno do eco corresponde à reflexão de uma onda sonora por um objeto, a qual volta ao receptor pouco tempo depois de o som ser emitido. No caso do ser humano, o ouvido é capaz de distinguir sons separados por, no mínimo, 0,1 segundo.

06 (ENEM)

Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade, Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe.
Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz

07 (ENEM)

Ao contrário dos rádios comuns (AM ou FM), em que uma única antena transmissora é capaz de alcançar toda a cidade, os celulares necessitam de várias antenas para cobrir um vasto território. No caso dos rádios FM, a frequência de transmissão está na faixa dos MHz (ondas de rádio), enquanto, para os celulares, a frequência está na casa do GHz (micro-ondas). Quando comparado aos rádios comuns, o alcance de um celular é muito menor.

08 (ENEM)

Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar desta forma.

09 (FT)®

Ao assistir, pela televisão, a uma corrida de Fórmula 1, Abigobal percebe que sempre que há uma mudança na tomada da câmera e o carro deixa de ser visto de frente (se aproximando da câmera) e passa a ser visto por trás (se afastando da câmera), há uma mudança significativa no “ronco do motor”. Abigobal, num primeiro momento, até acredita, erradamente, que esse fenômeno estaria associado a uma troca de marcha no câmbio do carro. Contudo, pensando mais um pouco, identifica que fenômeno físico melhor explicaria o ocorrido. A alteração no som percebido do motor é melhor explicada pelo:

10 (ENEM)

Os radares comuns transmitem micro-ondas que refletem na água, gelo e outras partículas na atmosfera. Podem, assim, indicar apenas o tamanho e a distância das partículas, tais como gotas de chuva. O radar Doppler, além disso, é capaz de registrar a velocidade e a direção na qual as partículas se movimentam, fornecendo um quadro do fluxo de ventos em diferentes elevações.