No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente a força de atrito. Mostra a diferença entre atrito estático e atrito cinético. Fala sobre iminência de movimento e gráfico da força. Além disso, resolve questões envolvendo o conteúdo.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

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#ENEM #força #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UFJF MG)

Um carro com massa total de 1000 kg parte do repouso do alto de uma rampa com uma altura de 5m em relação à sua base. O carro está com suas rodas travadas, mas desliza ao longo do comprimento da rampa, que está coberta com uma fina camada de óleo, vazado do próprio carro. Suponha que o atrito entre as rodas do carro e a rampa seja desprezível. No fim da rampa há um longo trecho horizontal coberto por areia, cujo atrito com as rodas do carro fazem-no parar a uma determinada distância da base da rampa.

Considere g = 10 m/s2 e que o coeficiente de atrito cinético entre a areia e as rodas do carro vale 0,5.

Sabendo que o carro chega a base da rampa com velocidade 10 m/s, calcule a distância percorrida pelo carro desde a base da rampa até parar.

a) 5m
b) 10m
c) 15m
d) 25m
e) 50m

EXEMPLO 02 (IF SUL)

Em uma construção, será necessário arrastar uma caixa sobre uma superfície horizontal, conforme ilustra a figura a seguir. Para tanto, verifica-se que a caixa tem massa de 200 kg e que os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre as superfícies de contato da caixa e do plano são, respectivamente, 0,5 e 0,3 Sabe-se ainda que cada trabalhador dessa construção exerce uma força horizontal de 200N e que um só trabalhador não é capaz de fazer o serviço sozinho. Considere que todos os trabalhadores exercem forças horizontais no mesmo sentido e que a aceleração da gravidade no local tem módulo igual a 10 m/s2 Após colocar a caixa em movimento, os trabalhadores a deslocam com velocidade constante por uma distância de 12m.

Quantos trabalhadores serão necessários para conseguir colocar a caixa em movimento?

a) 3
b) 4
c) 5
d) 6

EXEMPLO 03 (Insper SP)

O sistema de freios ABS que hoje, obrigatoriamente, equipa os veículos produzidos no Brasil faz com que as rodas não travem em freadas bruscas, evitando, assim, o deslizamento dos pneus sobre o pavimento e a consequente perda de aderência do veículo ao solo.

ABS, carregado e com massa total de 1;600 kg distribuída igualmente nas 4 rodas, todas tracionadas (4 x 4). Este veículo é tirado do repouso e levado a atingir a velocidade de 108 km/h em 5,0s com aceleração constante, sobre uma pista horizontal e retilínea. Considere a aceleração da gravidade com o valor 10 m/s2 e despreze a resistência do ar. A intensidade da força propulsora em cada roda e o menor valor do coeficiente de atrito estático entre os pneus e o pavimento devem ser, respectivamente, de:

a) 2400 N e 0,6 para qualquer massa do veículo e estes pneus apenas.
b) 2400 N e 0,8 para qualquer massa do veículo e qualquer tipo de pneu.
c) 9600 N e 0,4 para esta massa do veículo e estes pneus apenas.
d) 4800 N e 0,8 para esta massa do veículo e estes pneus apenas.
e) 4800 N e 0,6 para esta massa do veículo apenas, mas para qualquer tipo de pneu