No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve detalhadamente questões de vestibulares de medicina envolvendo interferência (fenômeno ondulatório) destrutiva ou construtiva.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #ondas #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UFRS)

Duas fontes F1 e F2 oscilam sem diferença de fase, produzindo ondas iguais que se superpõem no ponto P, conforme indicado na figura. A diferença de caminho entre as duas ondas é d.

Sabendo-se que o comprimento de onda é , para qual dos valores de d apresentados nas alternativas ocorre um máximo de intensidade (interferência construtiva) no ponto P?

a) d = /4
b) d = /2
c) d = 
d) d = 1,5 
e) d = 2

EXEMPLO 02 (FUVEST SP)

O Sr Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância L, como visto na figura abaixo. (fLÁ = 440 Hz , vsom = 330 m/s)

Em seguida, Sr. Rubinato reclama: – Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância L, a única compatível com a reclamação do Sr Rubinato é:

a) 38 cm
b) 44 cm
c) 60 cm
d) 75 cm
e) 150 cm