Nessa segunda aula sobre lançamento oblíquo no vácuo, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente as propriedades do movimento e apresenta como resolver questões envolvendo velocidade de impacto e alcance horizontal.
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bons estudos
#LQVP #ENEM #fisica
Questões resolvidas nesta aula
EXEMPLO 01 (UFMG)
Clarissa chuta, em seqüência, três bolas . P, Q e R, cujas trajetórias estão representadas nesta figura:
Sejam tP, tQ e tR os tempos gastos, respectivamente, pelas bolas P, Q e R, desde o momento do chute até o instante em que atingem o solo.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
EXEMPLO 02 (UEFS BA)
Em um planeta X, uma pessoa descobre que pode pular uma distância horizontal máxima de 20,0 m se sua velocidade escalar inicial for de 4,0 m/s. Nessas condições, a aceleração de queda livre no planeta X, em 10–1 m/s2, é igual a:
a) 10,0
b) 8,0
c) 6,0
d) 4,0
e) 2,0
EXEMPLO 03 (F MED HUMANITAS)
Em um jogo de basquete, uma criança faz um arremesso certeiro para a cesta. A bola parte da mão do jogador de uma altura de 1,4m do solo e acerta a cesta que está a 3m de altura, conforme a figura.
Sabe-se que a bola partiu da mão da criança com velocidade inicial v0 = 10 m/s e inclinada de um ângulo em relação à horizontal, tal que sen = 0,9 e cos = 0,4. Considerando desprezível a resistência do ar e g = 10 m/s2, a distância d do ponto de onde a bola partiu à reta vertical que passa pela cesta, no momento do arremesso, é igual a:
a) 6,4 m
b) 5,2 m
c) 5,6 m
d) 4,8 m
e) 6,0 m