Na aula de hoje, o professor Ivys Urquiza apresenta a primeira de duas partes do conteúdo sobre Lançamento Oblíquo no vácuo. Detalhando como montar as equações do movimento e dando dicas sobre dúvidas típicas dos estudantes nesse assunto.

Assista, curta, compartilhe e comente
seja sempre bem-vindo / bem-vinda ao canal
inscreva-se e ative as notificações para ser avisado(a) em primeira mão das novidades aqui do canal.
Bons estudos
#ENEM #fisica #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UFMG)

Uma caminhonete move-se, com aceleração constante, ao longo de uma estrada plana e reta, como representado na figura:

A seta indica o sentido da velocidade e o da aceleração dessa caminhonete. Ao passar pelo ponto P, indicado na figura, um passageiro, na carroceria do veículo, lança uma bola para cima, verticalmente em relação a ele. Despreze a resistência do ar.

Considere que, nas alternativas a seguir, a caminhonete está representada em dois instantes consecutivos.

Assinale a alternativa em que está MAIS BEM representada a trajetória da bola vista por uma pessoa, parada, no acostamento da estrada.

EXEMPLO 02 (UFES)

Um foguete sobe inclinado, fazendo com a vertical um ângulo de 60°. A uma altura de 1000m do solo, quando sua velocidade é de 1440km/h, uma de suas partes se desprende. A altura máxima, em relação ao solo, atingida pela parte que se desprendeu é:

a) 1000 m.
b) 1440 m.
c) 2400 m.
d) 3000 m.
e) 7000 m.

EXEMPLO 03 (UNESP SP)* adaptada

Um garoto, voltando da escola, encontrou seus amigos jogando uma partida de futebol no campinho ao lado de sua casa e resolveu participar da brincadeira. Para não perder tempo, atirou sua mochila por cima do muro, para o quintal de sua casa: postou-se a uma distância de 3,6 m do muro e, pegando a mochila pelas alças, lançou-a a partir de uma altura de 0,4 m.

Para que a mochila passasse para o outro lado com segurança, foi necessário que o ponto mais alto da trajetória estivesse a 2,2 m do solo. Considere que a mochila tivesse tamanho desprezível comparado à altura do muro e que durante a trajetória não houve movimento de rotação ou perda de energia. Tomando g = 10 m/s2, calcule o ângulo de lançamento:

a) 15o
b) 30o
c) 45o
d) 60o
e) 75o