A força elástica é uma força restauradora, ou seja, tende a restituir o formato original do corpo que é distendido ou comprimido e a Lei de Hooke explica como determinar essa força. No vídeo, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente o conteúdo e resolve 3 questões sobre o assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #leisdenewton #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (MACKENZIE SP)

A mola da figura varia seu comprimento de 10 cm para 22 cm quando penduramos em sua extremidade um corpo de peso 4 N. O comprimento total dessa mola, quando penduramos nela um corpo de peso 6 N, é:

a) 28 cm
b) 42 cm
c) 50 cm
d) 56 cm
e) 100 cm

EXEMPLO 02 (F MED UNIMÊ)

Considere um cilíndrico de peso igual a 20,0N que se encontra suspenso por um dinamômetro construído com uma mola de constante elástica de 80,0 N/m e está em equilíbrio sobre uma balança conforme a figura.

Desprezando-se o empuxo do ar e sabendo-se que a mola está deformada de 20,0 cm, é correto afirmar que o peso do cilindro registrado na balança, com graduação em N, é igual a:

a) 2,0
b) 3,0
c) 4,0
c) 5,0
e) 6,0

EXEMPLO 03 (FEI SP)*adaptada

O bloco da figura, de massa m = 4,0 kg, desloca-se sob a ação de uma força horizontal constante de intensidade F. A mola ideal, ligada ao bloco, tem comprimento natural (isto é, sem deformação) L0 = 14,0 cm e constante elástica k = 160 N/m.

Desprezando-se as forças de atrito e sabendo-se que as velocidades escalares do bloco em A e B são, respectivamente, iguais a 4,0 m/s e 6,0 m/s, qual é, em centímetros, o comprimento da mola durante o movimento?

a) 14,5
b) 15,0
c) 15,5
d) 16,0
e) 16,5