Na aula de hoje, um dos temas que provocam mais dúvidas nos estudantes dentre os conteúdos de Mecânica: Cinemática angular (movimento circular e uniforme) MCU. Detalhadamente apresentado e explicado, com a apresentação de uma dica exclusiva criada pelo professor Ivys Urquiza, o Canivete de MacGyver, ao final da aula você será capaz de resolver qualquer problema sobre esse conteúdo.
Sempre presente em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UECE, MACKENZIE, PUC e outros; esse conteúdo é também muito cobrado em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAr, … e, também, no ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Seja sempre bem-vindo/bem-vinda ao canal
Inscreva-se e ative as notificações
Bons estudos
#ENEM #MCU #LQVP
Questões resolvidas na aula de hoje
QUESTÃO 01 (F MED UNIDERP)
A prática de exercícios físicos e a adesão aos esportes têm se tornado cada vez mais frequente na vida das pessoas, e isso decorre da crescente conscientização em relação aos cuidados com a saúde.
Considerando-se que um jovem corra por 12 min, realizando 18 voltas em uma pista circular de raio 20,0m, é correto afirmar que a velocidade escalar média desenvolvida por ele, para a realização da corrida, em m/s, é igual a:
a) 0,5
b) 1,0
c) 1,5
d) 2,0
e) 2,5
QUESTÃO 02 (F MED FITS)
Um ponto material descreve movimento circular uniforme com velocidade linear de 3,0 m/s, com raio de curvatura de 1,5m. Considerando-se que não existem forças de atrito atuando no sistema, conclui-se que o módulo da aceleração nesse trecho é igual, em m/s2, a:
a) 6,0
b) 5,0
c) 4,0
d) 3,0
e) 2,0
QUESTÃO 03 (F MED JUNDIAÍ)
A furadeira cirúrgica é um equipamento de larga utilização em procedimentos cirúrgicos, nas mais diversas especialidades da medicina. Considere uma dessas furadeiras cuja broca, de 0,5 mm de diâmetro, gire com frequência de 3000 rpm e que = 3. A velocidade escalar de um ponto periférico desta broca é, em m/s:
a) 1,5 x 10-2
b) 6,0 x 10-1
c) 7,5 x 10-2
d) 6,0 x 10-2
e) 1,5 x 10-1
QUESTÃO 04 (VUNESP SP)
Considere dois aros que se tocam sem escorregamento e giram com velocidades angulares em uma relação de 1 para 4.
Nessas condições, a relação entre os raios r2/r1 é:
a) 2,00
b) 4,00
c) 0,25
d) 0,50
e) 0,40
QUESTÃO 05 (F MED FMO)
Uma centrífuga pode ser utilizada para separar materiais de diferentes densidades, como, por exemplo, uma mistura de plasma, concentrados de hemácias e plaquetas no sangue. A centrífuga mostrada na figura a seguir tem como parte principal um rotor que gira um volante através de uma correia. Os raios do rotor e do volante são R1 = 5,00 cm e R2 = 15,0 cm, respectivamente. Considerando que o rotor gira à frequência de 3600 rpm (1 rpm = 1 rotação por minuto), calcule a velocidade angular do volante da centrífuga.
a) 10 rad/s
b) 20 rad/s
c) 30 rad/s
d) 40 rad/s
e) 50 rad/s
QUESTÃO 06 (UFPE)
A polia A’ de raio r’A = 12 cm é concêntrica à polia A, de raio rA = 30 cm, e está rigidamente presa a ela.
A polia A é acoplada a uma terceira polia B de raio rB = 20 cm pela correia C, conforme indicado na figura.
Qual deve ser o raio da polia B’, concêntrica a B e rigidamente presa a ela, de modo que A’ e B’ possam ser conectadas por uma outra correia C’, sem que ocorra deslizamento das correias?
a) 12 cm
b) 10 cm
c) 8,0 cm
d) 6,0 cm
e) 4,0 cm
QUESTÃO 07 (ENEM)
Quando se dá uma pedalada na bicicleta da figura (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a
distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2R, onde ≈ 3?
a) 1,2 m
b) 2,4 m
c) 7,2 m
d)14,4 m
e) 48,0 m
QUESTÃO 08 (ENEM)
Para serrar ossos e carnes congeladas, um açougueiro utiliza uma serra de fita que possui três polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questão de segurança, é necessário que a serra possua menor velocidade linear.
Por qual montagem o açougueiro deve optar e qual a justificativa desta opção?
a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.
b) Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequências iguais e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
c) P, pois as polias 2 e 3 giram com frequências diferentes e a que tiver maior raio terá menor velocidade linear em um ponto periférico.
d) P, pois as polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver menor raio terá maior frequência.
e) Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes velocidades lineares em pontos periféricos e a que tiver maior raio terá menor frequência.