Nessa aula (4 de 4), o professor Marcelão da Química aborda a fração em mols de um gás, a porcentagem em volume e a massa molar aparente de uma mistura gasosa. Essa é a última aula envolvendo o tema MISTURAS GASOSAS.

Para demonstrar a teoria, o professor resolve 3 questões, sendo que a primeira delas, já foi abordado no vídeo anterior.

Questão 1: (EEM-SP) Um recipiente de capacidade igual a 5,8 L e mantido a 27°C contém 12,8 g de oxigênio, 8 g de hélio e 14 g de nitrogênio.

a) a pressão total do sistema;

b) a pressão parcial do gás que tem maior fração molar na mistura.

Se por acaso você necessita das aulas anteriores (para pegar o conteúdo mais básico), recomendamos começar por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Q0ngvab3Mns

Questão 2: (UMC-SP) A composição em volume do ar atmosférico é de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de argônio. A massa em gramas de argônio em 224 litros de ar (CNTP) será:

Questão 3: (FEI-SP) Um recipiente fechado contém 1,2.10^23 moléculas de dióxido de carbono (CO2), 0,6 mol de oxigênio (O2) e 33,6 g de nitrogênio, à pressão de 750 mmHg. Calcule a massa molecular da mistura gasosa.

Pré-requisitos: equação geral dos gases, equação de clapeyron, cálculos químicos, conceitos básicos envolvendo gases, moléculas.

Quer acessar o conteúdo completo, com listas de exercícios, planos de estudos, simulados, aulas ao vivo e monitoria? Conheça a nossa plataforma: https://cienciaemacao.com.br/

? Resumos GRÁTIS: ? https://qema.me/resumos-gratis ?
Cadastre-se e receba toda semana os assuntos mais cobrados no ENEM e Vestibulares. Acesse todo conteúdo de Química em
https://quimicaemacao.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/quimicapaulovalim
Instagram: @plvalim