é preciso saber diferenciar a velocidade média da velocidade (rapidez) escalar média quando temos um movimento em duas dimensões. Na aula o professor apresenta a diferença e resolve questões para facilitar a compreensão.

Fuvest, UERJ, MAckenzi, UECE, AFA, EsPCEx, ITA, IME e ENEM são alguns dos concursos que podem cobrar esse conteúdo.

Assista, curta, compartilhe e comente.
inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar em primeira mão tudo que é lançado aqui.

Bons estudos.
#ENEM #vestibulares #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

Ex 01

Um ciclista percorre uma pista triangular de lados 300m, 400m e 500m, respectivamente. Sabendo que para dar uma volta completa e chegar ao ponto exato de sua partida são gastos 2 min, a velocidade média do ciclista ao completar a volta vale:

Ex 02

Durante os testes de um robô cirurgião, é verificado que o braço robótico reduz os deslocamentos realizados pelo médico cirurgião. Os deslocamentos do médico cirurgião na direção x são reduzidos por um fator 2, enquanto os seus deslocamentos na direção y são reduzidos por um fator 3. Se em 4,0 segundos o médico cirurgião realiza um movimento como ilustrado na figura a seguir, qual é a velocidade média do braço robótico?

Ex 03

Existem cidades no mundo cujo traçado visto de cima assemelha-se a um tabuleiro de xadrez. Considere um ciclista trafegando por uma dessas cidades, percorrendo, inicialmente, 2,0 km no sentido leste, seguindo por mais 3,0 km no sentido norte. A seguir, ele passa a se movimentar no sentido leste, percorrendo, novamente, 1,0 km e finalizando com mais 3,0 km no sentido norte. Todo esse percurso é realizado em 18 minutos. A relação percentual entre o módulo da velocidade vetorial média desenvolvida pelo ciclista e a respectiva velocidade escalar média deve ter sido mais próxima de: