No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente como determinar a potência de uma bomba hidráulica e/ou como calcular altura de recalque de uma caixa d’água. Também resolve 3 questões sobre o assunto.
Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.
Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #energia #LQVP
Questões resolvidas neste vídeo:
EXEMPLO 01 (UFPE 2ª fase)
O desempenho de um sistema mecânico pode ser representado pelo gráfico abaixo, que mostra a potência fornecida pelo mesmo em uma certa operação. Calcule o trabalho total, em joule, efetuado por esse sistema nos três primeiros segundos.
EXEMPLO 02 (F MED FITS)
No Brasil, a eletricidade é de origem predominantemente hidráulica. A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo, e à altura de sua queda. Quanto maiores são o volume, a velocidade da água e a altura de sua queda, maior é seu potencial de aproveitamento na geração de eletricidade. Considere que, por uma cachoeira de altura h = 10m, a água é escoada a 1 m3/s.
Se a densidade da água é 1 g/cm3, a aceleração da gravidade tem módulo 10 m/s2 e a velocidade da água no início da queda é desprezível, conclui-se que a potência hídrica média teórica oferecida pela cachoeira é igual, em MW, a:
a) 0,01
b) 0,10
c) 1
d) 10
e) 100
EXEMPLO 03 (Mackenzie SP)
Uma bomba (B) recebe água à taxa de 0,02 m3 por segundo, de um depósito (A) para uma caixa (C) no topo de uma casa. A altura de recalque é 9,2m e a velocidade da água na extremidade do tubo de descarga (D) é 4 m/s.
Considerar g = 10 m/s2 e a massa específica da água = 103 kg/m3. Desprezar as dissipações de energia. A potência da bomba é:
a) 2500W
b) 2000W
c) 1500W
d) 1000W
e) 500W