No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve questões envolvendo o princípio da propagação retilínea da luz em situações envolvendo sombras superficiais (duas dimensões)

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #optica #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UNESP SP)

Quando o Sol está a pino, uma menina coloca um lápis de 7,0 x 10-3m de diâmetro, paralelamente ao solo, e observa a sombra dele formada pela luz do Sol. Ela nota que a sombra do lápis é bem nítida quando ele está próximo ao solo, mas, à medida que vai levantando o lápis, a sombra perde a nitidez até desaparecer, restando apenas a penumbra. Sabendo-se que o diâmetro do Sol é de 14 x 108m e a distância do Sol à Terra é de 15 x 1010m, pode-se afirmar que a sombra desaparece quando a altura do lápis em relação ao solo é de:

a) 1,5m
b) 1,4m
c) 0,75m
d) 0,30m
e) 0,15m

EXEMPLO 02 (FATEC SP)

Uma placa retangular de madeira tem dimensões 40 cm x 25 cm. Através de um fio que passa pelo baricentro, ela é presa ao teto de uma sala, permanecendo horizontalmente a 2,0m do assoalho e a 1,0m do teto. Bem junto ao fio, no teto, há uma lâmpada cujo filamento tem dimensões desprezíveis. A área da sombra projetada pela placa no assoalho vale, em m2,

a) 0,90
b) 0,40
c) 0,30
d) 0,20
e) 0,10