No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza explica detalhadamente a definição e as aplicações de momento linear (quantidade de movimento), também chamado de momentum. Além disso, resolve três questões sobre o assunto.

Esse tema pode aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #energia #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (UNIRIO RJ)

Considere uma partícula em movimento circular uniforme. Seja Ec a energia cinética da partícula e a quantidade de movimento. Podemos afirmar que:

a) Ec está variando e permanece constante
b) Ec permanece constante e está variando
c) tanto Ec quanto permanecem constantes
d) tanto Ec quanto estão variando
e) Ec permanece constante e = 0

EXEMPLO 02 ( )

Um automóvel que se desloca numa estrada possui, num determinado instante, a velocidade de 90 km/h e quantidade de movimento de módulo 2,0 • 104 kg • m/s. A energia cinética do automóvel, nesse instante, segundo o mesmo referencial, é:

a) 2,5 • 105 J
b) 2,0 • 105 J
c) 9,0 • 104 J
d) 2,5 • 104 J
e) 2,0 • 104 J

EXEMPLO 03 (FCMSC SP)

Em uma carta Benjamin Franklin, como objeção à teoria corpuscular da luz, declarava:

“Uma partícula de luz, caminhando com velocidade de 3 x 108 m/s, deveria produzir o mesmo impacto (transferir mesma quantidade de movimento) que uma bala de canhão, de massa 10 kg, animada de velocidade de 300 m/s, ao atingir a superficie da Terra.”

Nessas condições, a partícula de luz a que se referia Franklin deveria ter massa, expressa em kg, de ordem de grandeza igual a:

a) 10–8
b) 10–6
c) 10–5
d) 10–7
e) 10–4