No vídeo de hoje, o professor Ivys Urquiza resolve 2 questões envolvendo reflexões em espelhos côncavos.

Questões como essas podem aparecer em vestibulares tradicionais como FUVEST, UERJ, UPE, Mackenzie; também em concursos militares como ITA, IME, EsPCEx, AFA, EEAR e pode ser tema de itens ENEM.

Assista, curta, compartilhe e comente
Inscreva-se no canal e ative as notificações
Seja sempre bem-vindo / bem-vinda
Bons estudos.
#ENEM #optica #LQVP

Questões resolvidas neste vídeo:

EXEMPLO 01 (MACKENZIE SP)

A imagem de um objeto que está a 40 cm de um espelho esférico côncavo tem a mesma altura do objeto. Colocando o objeto a grande distância do espelho, a sua imagem estará a:

a) 20 cm do espelho
b) 30 cm do espelho
c) 40 cm do espelho
d) 50 cm do espelho
e) 60 cm do espelho

EXEMPLO 02 (UNICAMP SP)

Uma das primeiras aplicações militares da ótica ocorreu no século III a.C. quando Siracusa estava sitiada pelas forças navais romanas. Na véspera da batalha, Arquimedes ordenou que 60 soldados polissem seus escudos retangulares de bronze, medindo 0,5m de largura por 1,0m de altura. Quando o primeiro navio romano se encontrava a aproximadamente 30m da praia para atacar, à luz do sol nascente, foi dada a ordem para que os soldados se colocassem formando um arco e empunhassem seus escudos, como representado esquematicamente na figura a seguir. Em poucos minutos as velas do navio estavam ardendo em chamas.

Isso foi repetido para cada navio, e assim não foi dessa vez que Siracusa caiu. Uma forma de entendermos o que ocorreu consiste em tratar o conjunto de espelhos como um espelho côncavo. Suponha que os raios do sol cheguem paralelos ao espelho e sejam focalizados na vela do navio.

Qual deve ser o raio do espelho côncavo para que a intensidade do sol concentrado seja máxima?

a) 15m
b) 30m
c) 45m
d) 60m
e) 90m